quarta-feira, 29 de abril de 2015

Foto animal!

Sabe aquela máxima: O cachorro é o melhor amigo do homem? E quando o homem é o melhor amigo do cachorro, do gato, dos periquitos e da tartaruga? Pois é, o Mário é assim.


Foto: Preguiça - By Lucas Filho

Recentemente um amigo e irmão de fé do trabalho (Mario Wander) me chamou para fazer algumas fotos dos filhotes de pudous que sua cachorrinha "lilica" teve. Fui para a sua casa pensando como iria fazer as fotos "das crianças", pois é sempre um desafio fotografar animais, pois são imprevisíveis. Ter paciência e fazer de tudo para não estressá-los foi uma grande preocupação nossa.

Foto: Alerta - By Lucas Filho

Como haviam acabado de se alimentar - os quatro estavam bem sonolentos e alguns dos cliques foram bem tranquilos. Foi fácil colocá-los sobre a mesa para fazer as fotos, pelo menos enquanto eles ainda dormiam.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

FLISOL 2015 - Palestra sobre fotografia digital

Solicitei a minha participação no FLISOL - Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre, e estarei palestrando sobre fotografia digital. Mas o que este evento terá de bom para fotógrafo ou não?

Foto: Pinguim natação -  PixaBay

Software Livre?

Softwares livres são programas de computador que podem ser usados livremente sem a necessidade de pagar licença para seu uso. Não devemos confundir com softwares gratuitos. Um software pode ser gratuito, mas não livre. A liberdade que se indica neste software tem 04 bases:

  1. Usar;
  2. Copiar;
  3. Distribuir;
  4. Modificar.

Sendo que está última - modificar, a sua principal característica. Seria como você morar em uma casa de aluguel (software proprietário - paga licença), e não pode modificar a estrutura da casa. Mas sendo a casa já sua, você pode derrubar uma parede ou subir outra, pois você é... veja só... livre!

E na fotografia

A fotografia digital tem diversos softwares pagos para manipulação de imagens como o Photoshop, Lightroom entre outros. Já na categoria de softwares livres temos o Gimp (GNU Image Manipulation Program) - algo como programa de manipulação de imagem GNU. O Gimp tem versão para ser usado em Windows, MAC e Linux.

O que veremos na palestra

A nossa palestra vai mostrar o básico da fotografia: composição, enquadramento, linhas guias e ângulos. Veremos também como podemos obter uma foto no mínimo digna de publicar nas redes sociais. E ao final, veremos um pouco de retoque fotográfico com o Gimp.

E o pinguim da foto?

O pinguim chama-se Tux, é a representação do Linux (Sistema operacional - assim como o Windows). Entretanto, o mascote Tux passou a representar praticamente tudo relacionado aos Softwares Livres.

Informações do evento

"O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre - FLISoL é um evento internacional, realizado anualmente, e que ocorre de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. O FLISoL é um evento descentralizado, onde diversas comunidades organizam e realizam seu festival, de forma voluntária, tendo como principal objetivo promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral. O FLISoL acontece, historicamente, no 4º sábado de abril."
Fonte: http://flisolce.org/

Se você é fotógrafo iniciante, não perca este evento, pois além de nossa palestra, será uma grande oportunidade de exercitar a fotografia de eventos.

Data: 25-Abr-2015 (sábado)
Horário: 08:00 h - 17:00 h
Local:  IFCE Campus Fortaleza- Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica
Inscrição - GRATUITA: http://flisolce.org/


Obs: Até o momento, eu não tinha a informação de que horário ou período será a minha palestra. Assim que tiver a informação publico.

Concurso de Fotografias Aves Ameaçadas

Foto: Beija flor: Pixabay.com

O Concurso de Fotografia Aves Ameaçadas tem como objetivo estimular o registro e a conservação dessas espécies. Está aberto à fotografias realizadas no Brasil, de espécies da lista de aves ameaçadas. É uma realização Avistar, Save Brasil, Biodiversitas e Aquasis, com patrocínio da American Bird Conservancy - ABC

A fotografia vencedora receberá o Prêmio Almirante Ibsen de Gusmão Câmara, criado em memória de um dos pioneiros na luta ambiental no Brasil.

Até 05 de maio de 2015.

Veja mais em: http://concurso2015.avistarbrasil.com.br/

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Para quem gosta de carros

Achei!... Esta foi a palavra que eu pronunciei quando estava fazendo backup das minhas fotos e me deparei com a pasta da feira SuperCar Nordeste realizada em novembro de 2014. E agora, com o seu perdão, mostro as fotos do evento. Mas, será que temos aqui no Ceará a chance de ver carros realmente de cinema? Confira!

Foto: Ferrari amarela - By Lucas Filho
A "brasília amarela" entoada pela banda mamonas assassinas se sentiria inferiorizada em saber que a Ferrari também tem suas versões amarelas. Na verdade, na feira tinham amarelas e vermelhas obtendo suspiros dos visitantes.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Eu fui... e vou de novo - Engenhoca!

Sabe quando você faz algo e é reconhecido pelo seu esforço? Pois bem, as fotos que fizemos no Engenhoca rendeu. Fomos convidados para participar neste domingo dia 26 do evento Chorinho no Engenho, confira.


Foto: Engenhoca - By Lucas Filho

Esta foto tem algo familiar? Sim. É uma de nossas fotos que foram usadas nos banners do evento. A administração do parque entrou em contato conosco depois da publicação de nossa postagem solicitando o uso de algumas fotos e nos convidando para o evento de domingo dia 26.

Chorinho no parque

No dia 26 de abril, a programação do primeiro domingo do Chorinho no Engenho 2015 começará as 11h00.

Convide os amigos, traga a família e venha curtir um dia de música, gastronomia em um local bonito por natureza.

 
Confira a Programação Musical do Chorinho no Engenho:

11h00 – Musicalização Infantil – Grupo Tonzinho
12h30min – Sanfonas no Choro – Vanin e Nicinha
14h30min – Levando o Samba na Flauta – Marcelo Leite

Tarifas e atrações

Divulgação - Fonte: Parque Engenhoca



Maiores informações: 3361-1010
Site: http://www.parqueengenhoca.com.br 

FaceBook: www.facebook.com/EngenhocaParque


Então, "um bó?"

E a melhor foto vai para... (Parte I)

Olhando fotos na internet me deparei com um site que reuniu algumas imagens de casamento o tanto quanto, hum... pitorescas. Convido você a escolher bem as fotos do seu casamento. Não sabe o motivo? Veja abaixo.

Foto: http://roflhome.com/ 
É bem verdade que devemos contratar fotógrafos para fazerem as nossas fotos. Entretanto, por mais preparado que este seja, há momentos inusitados que podem até sair melhor que a intenção (eu achei a foto acima muito boa rs...). Mas cabe a nós fotógrafos entregar o melhor para os nossos clientes e a você amigo/ cliente, ter o melhor.

Mas, um fotógrafo que queira preservar a sua imagem, não irá- ou não deveria lhe entregar fotos como estas da postagem. Fica então uma dica: Ao contratar um fotógrafo para o seu evento, saiba bem o que pode esperar dele.

Mais algumas fotos, como direi,... interessantes


Foto: http://roflhome.com/ 

Foto: http://roflhome.com/ 

Foto: http://roflhome.com/ 

Fonte: Rofl Home - acesse para ver mais fotos.

E você, quais fotos que você fez e saiu algo inusitado? Poste em nossa FanPage.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Eu fui: Parque Engenhoca

Sabe aqueles dias que você sai de casa com uma vontade louca de passear (no meu caso fotografar) e acaba saindo por ai procurando as placas de um lugar que você já ouviu falar mas não tem ideia de como se chega? Pois é... pode até dar certo. Quer saber como foi? Então continue lendo.

Foto: Engenhoca 01 - By Lucas Filho

A "odisseia"

Fui com a família para o EcoPoint para passar o dia por lá na busca de fazer fotos de animais exóticos. Sim, animais exóticos dentro da cidade de Fortaleza-CE... mas vejam só, estava fechado. "Jurava" que tinha visto que naquele feriado o parque funcionaria. Frustração. Então pegamos o carro e saímos rumo ao YPark, entretanto no meio do caminho, decidimos conhecer o Parque Engenhoca - já que o YPark já conhecemos (posto as fotos depois).

Pegamos então a estrada e literalmente olhando as placas na busca do Engenhoca e entre uma parada e outra para perguntar como chegar até lá, finalmente encontramos.
"O Engenhoca Parque é um lugar para a diversão e bem estar da família inteira. Em meio a uma área de extensa natureza, que abrange três ecossistemas: praia, sertão e manguezal - o Parque Engenhoca traz para o Ceará uma excelente opção de entretenimento com cultura. São muitas atrações de aventura, como tirolesas, arvorismo, caiaque, pedalinho, bola d´água, aerojump etc; além das atrações de lazer, como trilha ecológica, trilha de bicicleta fazendinha e muito mais opções para diversão de adultos e crianças."
Fonte: Parque Engenhoca

Foto: Engenhoca 02 - By Lucas Filho

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Uma volta pelo jardim de casa

A fotografia não é - ou não deveria ser algo a fazer apenas em grandes viagens ou locais paradisíacos. A fotografia pode - e deve, ser feita em sua casa, no seu trabalho, ou quem sabe no seu jardim.

Foto: Um cogumelo - By Lucas Filho

Então em nossa busca implacável por uma imagem, nos deparamos com algo diferente a nossa frente e o que nos resta é fazer a foto.

E se mudarmos o ângulo, podemos ter algo inusitado.

Foto: Um cogumelo 02 - By Lucas Filho

Não esqueça de mudar também a orientação da câmera, alternando entre paisagem (foto na horizontal) e retrato (foto na vertical), pois o resultado, não tenha dúvida, será diferente.

Foto: A pequena flor - By Lucas Filho
Foto: A pequena flor 02 - By Lucas Filho

Quer aprender a fotografar?... então fotografe!

terça-feira, 14 de abril de 2015

Contra a PL 4330/2004

Foto: Unidos pela educação - By Lucas Filho
As respostas da classe trabalhadora e dos movimentos sociais para o mais recente ataque do Congresso Nacional aos direitos trabalhistas começam no próximo dia 15 de abril.

Em dia nacional de paralisação, CUT, CTB e as principais sindicais brasileiras se unirão a parceiros dos movimentos sociais como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e Fora do Eixo-Mídia Ninja para cobrar a retirada do Projeto de Lei 4330.
Em Fortaleza-CE, as escolas estarão fechadas.
O texto não melhora as condições dos cerca de 12,7 milhões de terceirizados (26,8% do mercado de trabalho) e ainda amplia a possibilidade de estender esse modelo para a atividade-fim, a principal da empresa, o que é proibido no Brasil. Fragmenta também a representação sindical e legaliza a diferença de tratamento e direitos entre contratados diretos e terceirizados.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

"Pregar" e fotografar

Aos sábados, geralmente, costumo a sair com os irmãos da igreja que congrego para evangelizar em comunidades como Rosalina, Riacho doce e Babilônia. No último sábado (12-abr), tive o prazer de pregar para os moradores e crianças da comunidade da Babilônia e nas horas vagas ainda fiz algumas fotos.

Foto: Tem minha atenção - By Lucas Filho
Esta é a segunda ação social do nosso grupo na comunidade. Na primeira vez, além da presença de muitas crianças, o que marcou foram dois cavalos que apareceram correndo e passaram pelo meio das crianças numa cena muito forte. Mas felizmente (a Deus toda a glória), ninguém se feriu. Já nessa ação - como podemos ver na foto acima, muitas crianças e adolescentes prestigiaram o evento.

Teatro

Foto: Grupo teatral do evangelismo - By Lucas Filho

Mais uma vez o grupo da peça teatral do evangelismo - na foto acima faltam alguns integrantes, abrilhantaram o evento. A peça fala sobre o pecado e como nós podemos obter a felicidade buscando a Cristo.


Foto: Tem minha atenção 02 - By Lucas Filho

Foto: Tem minha atenção 03 - By Lucas Filho


Comes e bebes

Ao final da palavra - momento de leitura e reflexão sobre um tema bíblico (Jo 8.32), tivemos a distribuição de refrigerante e sanduíches.

Foto: Comes e bebes - By Lucas Filho

Louvor e adoração

As músicas da harpa sempre encantam e o mais surpreendente é que muitas crianças sabiam praticamente todas as músicas. A mais cantada foi o hino 15 - Conversão (Foi na cruz). O gurpo de louvor foi espetacular.

Foto: Louvor e adoração 01 - By Lucas Filho
Foto: Louvor e adoração 02 - By Lucas Filho

Brindes

Ao final da ação, a distribuição de kits escolares e bíblias - estas para algumas mães e avós presentes no evento.

Foto: Brindes - By Lucas Filho

Deixo aqui um convite. Caso a sua congregação evangélica tenha algum evento (peça teatral, ação social, etc), terei o maior prazer de registrar estes momentos de forma gratuita e profissional. Entre em contato e agende conosco o quanto antes.

Vejam mais fotos clicando na imagem abaixo:


Clique na imagem para acessar o álbum

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Shot! Uma fotografia rápida.

Preparar (mas não muito); Apontar (despretensiosamente) e Shot! Essa é uma maneira de fazermos fotos sem muito compromisso. Regular algumas coisas na câmera de forma rápida (lógico, se for tirar foto a noite não dá para fazer como fazemos de dia), e disparar (Shot). E torcer para o resultado sair legal : ) mas será que conseguimos algo interessante?

Foto: Flores pelo óculos - By Lucas Filho
Foto: Céu pelo óculos - By Lucas Filho

Um óculos a frente da lente e algumas flores no jardim podem render fotos no mínimo curiosas. E apontada para o céu quem sabe. Ou ainda, de uma hora para outra você encontra "alguém" riscando a parede e registra isso de forma descomprometida.

Foto: Arte da Ananda - By Lucas Filho
Estas fotos foram tratadas posteriormente (correção de cor e filtros), mas nada de remover objetos reenquadrar ou refazer a foto depois de feita na câmera.

Teremos muito mais shots desde agora em nosso blog e fanpage. E então agora é com você! Faça algumas fotos sem compromisso com a sua câmera ou celular. Vale aplicar filtros para deixar as fotos mais belas, mas o que vale é a curtição de fotografar. Publique em sua página no Face e compartilhe conosco: facebook.com/40photos.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

10 passos para sair do modo automático

Divulgação

Olá pessoal,

Recebi no meu e-mail este pequeno e-book (pequeno na quantidade de página, mas grande em todos os outros quesitos), e resolvi compartilhar com vocês.

O e-book de Chris Dornellas do site www.clicandoeandando.com, é um convite para sairmos a fotografar. Leitura leve, bem diagramado, possui informações bem diretas e simples para que qualquer um possa sair verdadeiramente do modo automático. Recomendo!

Leia o e-book logo abaixo:

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Congresso Nacional de Arte Fotográfica - de 13 á 18 de abril

Divulgação

Evento ONLINE e GRATUITO - Vagas Limitadas

Mais de 20 palestrantes, todos com um vasto currículo e experiência no mercado fotográfico, que se revezarão para contar os mais diversos segredos e dicas para você obter sucesso com a sua fotografia e entrar de cabeça nesse mercado.​

Programação

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Curso gratuito online - hoje (06/04) as 14hrs e as 19:00hrs

Foto: Azulejo de fotógrafo - By Lucas Filho
A Eduk é uma empresa de EAD que oferece diversos cursos gratuitos e ao vivo. E se você perder o curso ao vivo, pode assistir a reprise no mesmo dia a noite. E hoje as 14hrs haverá uma aula ao vivo com o curso: Fundamentos da fotografia 2: técnicas avançadas. E se não der tempo, a reprise do curso será as 19:00 hrs.

Embora seja a segunda aula não perca! Acesse: Eduk

Para saber como funciona os cursos clique aqui!

domingo, 5 de abril de 2015

De viagem: São Luis - Maranhão

Olá pessoal. Tava meio sumido de publicar fotos no nosso blog, mas depois de uma viagem a São Luiz-MA, viroses, e muita foto para retocar, estou entregando a vocês leitores do nosso blog esta magnifica cidade. Mas o que será que São Luiz do Maranhão tem de tão bom?

Gostaria de dizer que não pude visitar todos os lugares indicados por muitos turistas que foram também para lá (Lençóis, Alcântara, etc). O motivo: Minha "GoPro" - foto abaixo:

Foto: Ananda GoPro - By Lucas Filho
Muitas das fotos que tirei em São Luis ela estava nos meus braços, daí eu chama-la carinhosamente de GoPro : )

Nesta postagem vocês poderão ver algumas fotos, mas no final terá um link para o álbum com as "poucas 140 fotos" que fiz por lá (fora as de cunho pessoal).

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Exposição: Das Utopias - Enquanto o sertão dorme

Divulgação

Caros amigos... Vimos, com muito prazer, convidar cada um de vocês para uma coletiva de fotografias noturnas em longa exposição do sertão cearense. Durante 1 ano, percorremos vários lugares fazendo registros noturnos pra mostrar um sertão que ninguém vê e agora queremos dividir essa experiência com todos vocês. Um abraço e aguardamos todos por lá.

Fotógrafos:
- Eloizo Junior
- Gê Jota
- Gilson Campelo
- Marcelo Melo
- Otávio Menezes

Exposição Aberta ao Público

Período: 21/03 a 25/04, de quarta a sábado, das 16 às 21h
Local: Galeria de Arte do IBEU-CE
Rua: Nogueira Acioly, 891, com acesso pela Rua Pe. Luis Figueira (Ver mapa)
Informações: 4006.99.99 - 9901.00.02


Fonte: Caçadores de Imagens - Ceará (Face)

Mapa

 


Exibir mapa ampliado

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...