sexta-feira, 26 de junho de 2015

Exposição Vaqueiros

Uma exposição onde tudo foi muito bem pensado. Esta é a minha visão da exposição Vaqueiros que fica no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. As luzes em perfeita harmonia com as peças cria um clima hora nostálgico, hora surpreendente. E aproveitar esta luz é um desafio.

Foto: A queda do boi - by Lucas Filho

A foto acima é apenas uma das muitas peças da exposição. E se você nunca foi se encantar com o local, aconselho a ir com tempo, pois são muitas peças que temos que ver em detalhes para entrar na atmosfera do local.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Olha o Cego Aderaldo

"Olha o Cego Aderaldo!", essa era uma expressão usada para todos os que passavam a usar óculos aqui no Ceará. E é interessante saber que o Aderaldo realmente existiu. Mas o que o cego Aderaldo teve que o deixou tão famoso?

Foto: Cego Aderaldo - by Lucas Filho

Não. Só o fato do Aderaldo ter sido cego isto não o colocaria no linguajar cultural cearense.

"Aderaldo Ferreira de Araújo (Crato, 24 de junho de 1878 — Fortaleza, 29 de junho de 1967), mais conhecido como "Cego Aderaldo" foi um poeta popular cearense que se destacou por seu raciocínio rápido improvisando rimas e repentes.

O cego Aderaldo descobriu o dom da rima em Quixadá, pouco depois de perder a visão em um acidente. Segundo o próprio, a descoberta ocorreu quando teve um sonho em versos. Quando sua mãe faleceu, cego Aderaldo decidiu viajar pelo sertão nordestino fazendo suas rimas.

Em 1914, disputou um desafio de rimas com Zé Pretinho (conhecido repentista do Piauí). Sua desenvoltura no desafio o consagrou definitivamente. O duelo dos dois poetas foi registrado por Firmino Teixeira do Amaral no cordel A peleja de Cego Aderaldo e Zé Pretinho.

Cego Aderaldo morreu em Fortaleza aos 89 anos, sem nunca ter casado, criando porém 24 filhos adotivos."
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cego_Aderaldo

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Mostra de design e decoração

Estava procurando algum lugar onde eu pudesse fotografar objetos e ambientes de casa mas longe de ser aquela frigideira velha entoada por Luiz Gonzaga. Então, Deus ouviu as minhas orações, e no dia que eu fui fotografar a exposição de Leonardo Da Vinci, vi que também no shopping Rio Mar havia a Mostra 100% Design. Fui fotografar alguns dias depois e o resultado eu mostro agora. Mas o que precisamos saber ao sair para fotografar coisas desse tipo?

Foto: Cadeira Jeans - by Lucas Filho

A grande vantagem de fotografar peças de decoração em mostras, é que a luz e a disposição dos objetos, já estão lá, basta ir e fotografar. As peças reúnem trabalhos de diversos designer, decoradores e arquitetos cearenses - se esqueci de algo por favor me avisem.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Shot: Do nada surgiu...

Andando de "trenzinho" pela av. Beira mar em Fortaleza-CE, muitas imagens podem ser feitas. Mas esteja preparado, pois o inusitado pode aparecer do nada como por exemplo o homem-aranha.

Foto: Homem-aranha - by Lucas Filho

E com um pouquinho de art digital temos a imaginação da criança em quadrinhos:

Imagem: Homem-aranha em arte - by Lucas Filho



sexta-feira, 12 de junho de 2015

Feliz dia dos namorados!

Eita que hoje é o Dia dos Namorados. Dia de ganhar desde caixa de chocolate até um carro. Sim, hoje pode ser que algum afortunado - ou afortunada, presentei a amada com um carro. E vai ter aquele que vai fazer loucura no meio da praça dizendo bem alto: "Eu te amo!... Eu te amo!" Xi... esqueceu de comprar o presente, então torce para que o outro também esqueça, assim estarão quites rs...

É um dia bem legal. Hoje mesmo sendo casado, não deixo de me considerar "o namorado da minha esposa", lógico, sou eu que estou junto com ela há 15 anos - e um pouquinho.

Então para todos os namorados casados ou não um Feliz dia dos Namorados!



Ah, e para que a minha esposa não me cobre por um cartão dos namorados, eu fiz este.


Quem me conhece que me compre kkkk....

Praça Portugal... adeus.

Uma praça com os dias contados. Esta é a praça Portugal que fica no bairro da aldeota (área nobre) em Fortaleza, Ceará. Mas o que podemos ver por lá? Fomos conferir o que temos na praça e despertar em você a sua opinião: A praça deve mesmo ser modificada?

Foto: Monumento da praça Portugal - by Lucas Filho

"Praça Portugal é uma praça de Fortaleza que fica no bairro Aldeota tendo sido criada em 1947, foi inaugurada definitivamente em 1968 e passou por várias reformas. A praça tem formato circular e fica no meio do cruzamento das avenidas Dom Luís e Desembargador Moreira. Ao seu redor existem muitas lojas em shoppings "open mall" e o shopping Aldeota. Durante o final de ano é montada uma árvore de natal gigante.

Entre os anos de 1999 e 2000 a praça ganha vida nova com a presença marcante de jovens apreciadores e fans da cultura japonesa (anime, mangá, j-music e outros) tornando a praça o recanto dos otakus.

Em 2014 surge um projeto da Prefeitura Municipal de Fortaleza para a substituição da praça por 4 outras que ficariam nas pontas do quadrilátero que compreende o espaço, ao invés de no centro como é hoje. A parte central, por sua vez, daria lugar ao um cruzamento semafórico, onde as avenidas Dom Luis e Santos Dumont formariam um binário."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_Portugal

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Eu fui: Exposição Da Vinci

Enviei um convite aos leitores de nosso blog e de nossa Fanpage convidando para visitação a exposição sobre a vida e obra de Leonardo Da Vinci. Não sei quantos foram naquele dia marcado, só sei que EU FUI - e não me arrependi.

Foto: Botas para caminhar sobre a água - by Lucas Filho


As obras não são as originais - feitas por ele próprio, mas sim, baseadas em suas anotações, já outras são réplicas como o quadro da Monalisa. Mas, a falta de "originalidade" teve uma explicação bem interessante: Da Vinci raramente terminava suas observações/ estudos. Por exemplo, a imagem abaixo é de um tanque de guerra que ela concebeu quando observava as tartarugas. E diz a lenda que certo dia durante uma dessas observações passou um morcego, pronto, as anotações sobre as tartarugas agora eram sobre os morcegos.

Foto: Tanque - by Lucas Filho

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Shot: O nome de Deus

Em uma galeteria perto de casa, escrito com o dedo, o nome de Deus está para lembrar que Ele é o rochedo.

Foto: O nome de Deus 01 - by Lucas Filho
Foto: O nome de Deus 02 - by Lucas Filho

terça-feira, 9 de junho de 2015

Feira da Fotograafia Fortaleza - FFF é sábado

A FFF - Feira da Fotografia (de) Fortaleza, é um evento onde o que há de melhor em nossa cidade relacionado a fotografia aparece. Se é iniciante ou um bravo veterano, ou até mesmo um curioso em fotografia, não perca esta oportunidade.

Imagem: Divulgação.
Depois não venham com desculpas de que aqui no Ceará não tem fotógrafo que ajude a outros!

Mais informações: https://www.facebook.com/feira.dafotografia

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Dia Mundial do Meio Ambiente - flores em PeB

Hoje, 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Mas vamos pensar um pouco: Você sabia? Se sim parabéns! Agora se não, com certeza não temos muito para comemorar. E pensando nisso, fiz uma série de fotos em Preto e Branco (P&B). A intenção, é que você olhe para as flores e tente imaginar o nosso mundo sem elas. Mas será que nos causa alguma sensação?

Foto: Fotossíntese - by Lucas Filho
Esta foto acima foi feita no centro de Fortaleza - Ceará. Estava de passagem para fazer uma fotos quando o algo me chamou a atenção e olhei para o lado. Quando vi, eu não resisti. Deus em toda a sua paciência conosco, fez brotar esta pequena planta na marquise de um prédio. O mais interessante é que as raízes se alongam até o telhado abaixo. Mas a composição - e o recado, não pararia por aí. Note a parte que está logo no início da raiz, parece o inicio do solo; depois temos a parte em azul claro - representando o lençol freático. Ou seja, uma árvore plantada na busca de água.

As flores

Para as flores do álbum as imagens foram feitas no Parque das Flores ou Praça das Flores que fica enfrente ao Hospital do Exército na Av. Desembargador Moreira com Av. Padre Antonio Tomás, na Aldeota. Deixo aqui meus agradecimentos a duas floriculturas:
Floricultura Rosa de Saron - 98805 9210
Floricultura Vitória - 98878 6275

Ambas me permitiram fotografar e na Rosa de Saron, um dos vendedores até me trouxe outras flores para eu fotografar sem eu ter pedido : )

Foram três floriculturas (não peguei o telefone da última), mas todas pela Av. Padre Antonio Tomás.

Foto: Flores e plantas 01 - by Lucas Filho

 Não sei qual será a sua reação, mas quando eu vejo todas as fotos das flores que eu sei que tem cores, estas em preto e branco, me causa um certo incômodo. E se você sentir isto, que bom, consegui transmitir a mensagem.

E para que você não descance o olhar, lhe convido para clicar no link abaixo e visualizar o álbum - de preferência em tela cheia. Até mais.


https://goo.gl/photos/6SU2pM2E2DS2eMHX9
Clique na imagem acima para acessar o álbum

Shot: Terra a vista.

Lembra sobre a fotografia rápida sem muito compromisso que chamamos aqui de Shot? Pois bem, eu estava outro dia na casa de minha sogra - quase cochilando (rs...), quando observei um pequeno barquinho na estante. Fiquei um tempo olhando para ele então resolvi me aproximar, para quem sabe, conseguisse uma foto.

A posição do mesmo era quase ideal, coisa que um simples mover para frente resolveria. A luz da sala refletia dentro da estante e também próximo ao barco. Legal, tinha uma lua. Mas um problema me ocorreu, a minha câmera estava em casa. Frustrante? Não quando se tem um Zenfone.

Sabe "namorei" muito com este celular pela sua engenharia da câmera. Coloquei então no modo Pouca Luz que faz com que a lente possa ser usada a todo vapor. Então fui lá e fiz a foto:

Foto: O barco - by Lucas Filho
A foto ficou meio tremida pelo fato da velocidade do obturador ficar lento neste modo. A luminosidade foi ajustada um pouco no Gimp.

Então, mesmo "quase cochilando" olhe direito, você poderá ter uma imagem no mínimo curiosa.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Deu cupim no prédio?

Não, não. A imagem abaixo não é de um prédio furado por cupins ou algo do tipo. É o Centro Comercial Casa Blanca que fica na Av. Santos Dumont 3360, esquina com a Rua Barbosa de Freitas em Fortaleza-CE. E vamos combinar né, é no mínimo curioso.

Foto: Casa Blanca 01 - by Lucas Filho

Fiz estas fotos quando fui fotografar a Praça Portugal - é... estou devendo estas fotos eu sei..., mas como as fotos deste prédio foram poucas, resolvi publicá-las primeiro.

Uma coisa já havia comentado anteriormente sobre que todo aspirante a fotógrafo deveria desenvolver um olhar mais apurado, buscar detalhes por onde caminhar. Este prédio a noite é mais interessante ainda, pois - pelo menos há alguns meses atrás, ele muda de cor devido a iluminação do mesmo. Estava louco para que a noite chegasse, mas tive que voltar para casa. Vou voltar lá a noite em breve.

Então, como era caminho da praça, dei uma passadinha e fiz estas fotos.

Foto: Casa Blanca 02 - by Lucas Filho

Foto: Casa Blanca 03 - by Lucas Filho

 

Mudança de ângulo

O aprendizado agora é sobre a mudança de ângulo ao fotografar. Como eram 11:00hrs mais ou menos, havia sombra em uma lateral do prédio. Indo para o outro lado da rua, pude observar que a sombra desse lado era mais interessante pois até se via pequenos rastros de luz passando pelas frestas do prédio.

Foto: Casa Blanca 04 - by Lucas Filho

O zooooooooommmmm...

Uma vantagem de ter uma câmera SuperZoom é a possibilidade de aproximar a imagem e enxergar detalhes. Não que uma câmera DSLR não pudesse fazer, entretanto, para isto, teria que sacar da mochila uma lente enorme no meio da rua - indiscrição total. E nos dias de hoje, não é muito indicado fazer isto - pelo menos aqui em Fortaleza - Ceará.

Foto: Casa Blanca 05 - by Lucas Filho

Compare com a foto abaixo:

Foto: Casa Blanca 06 - by Lucas Filho

As demais fotos estão aqui:

Foto: Casa Blanca 07 - by Lucas Filho

Foto: Casa Blanca 08 - by Lucas Filho

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Estudos de fotografia: O soldador

Recentemente coloquei uma foto de um banner mostrando um soldador. O legal na imagem era o maçarico passando pelo rasgo que havia no banner. Esta foto teve uma boa repercussão aqui no Brasil e também no site Olhares.com (Portugal).

Imagem: Reprodução
E desta vez, decidi fotografar um amigo do trabalho em seu espaço - a oficina de solda.

Foto: O soldador 01 - by Lucas Filho

É interessante saber que existem diferentes tipos de solda e a troca destas faziam efeitos e cores surgirem no visor da câmera.

Divide as fotos em três grupos de ajustes

Modo manual
  • Abertura: 5.0
  • Velocidade: 1/80s
  • ISO: 400

Foto: O soldador 02 - by Lucas Filho

Já outras eu fiz em dois modos criativos que a câmera que usei para este trabalho dispõe. Neste caso usei uma Fuji S8200.

Tela cruzada

Foto: O soldador 03 - by Lucas Filho

 

Pop (explosão de cor)

Foto: O soldador 04 - by Lucas Filho

Efeitos especiais com o Gimp

É gratificante quando você faz uma foto e quando ativa o recurso de ajuste automático de um programa de retoque (Gimp, Photoshop, etc), a imagem aparenta não ser alterada. Isto significa que a imagem ficou bem iluminada. Mas nem sempre desejamos isto, queremos escurecer ou clarear a foto como um todo ou partes da imagem. E neste caso, temos a criatividade a nosso favor.

A foto a esquerda é a original. A direita foi retocada usando o Gimp.

Para ver mais fotos clique na imagem abaixo:

Clique na imagem para acessar o álbum

Curioso... o meu modelo soldador o prof. Roseno, foi meu amigo de infância, estudando na mesma escola que eu. Não nos víamos há muitos anos e acabamos nos reencontrando no trabalho. Coisas da vida. Que Deus lhe abençoe meu irmão e obrigado por confiar no meu trabalho.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Convite: Exposição Leonardo Da Vinci

Não é sempre que temos uma oportunidade dessas, então se você deseja algo diferente para fotografar este é o momento. Sair da famosa foto do por do sol da janela do seu quarto e ir fotografar algo diferente e desafiador. Desafiador sim, pois as obras são magníficas, mas será que você conseguirá transmitir isto em suas imagens sendo um fotógrafo amador?

Arte digital: Lucas Filho


Em exposição no Shopping Rio Mar, temos: “Da Vinci – A Exibição”. Uma série de trabalhos feitos por um dos mais conhecidos artistas da humanidade. E como é permitido fotografar, pensamos em reunir os amantes da fotografia para visitar a exposição e trocarmos ideias sobre arte durante e após a exposição.

A visita será:

Data: 04/Jul (quinta-feira / feriado)
Horário: 13:00hrs
Local: Rio Mar Shopping (Fortaleza-CE)
Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1.500 - Papicu
Piso L1 em frente à Praça de Eventos 1 – Próximo à loja Le Biscuit
Informações:
Para facilitar o nosso encontro, ao chegar na exposição podem ligar para 85 - 98719 3787

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...