sexta-feira, 31 de julho de 2015

EU Fui: Pernambuco - parte III

Sola, mar e água fresca. Foi assim a nossa passada por algumas praias de Pernambuco. Mergulhamos nas águas de Porto de Galinhas e Muro Alto. E nos rendemos ao mar calmo - pelo menos até a maré alta. E descobrimos que não precisamos ir muito longe para nos deliciar com imagens belíssimas.

Foto: Praias de Pernambuco 02 - by Lucas Filho

A foto acima, a fiz assim que chegamos em Muro Alto. Literalmente assim que chegamos mesmo, Não desci nem do bugre e avistei esta jangada, não perdi tempo. Subi no teto do bugre e fui ajustando a câmera rapidamente dando tempo de "me livrar" de um coqueiro que estava a frente.

Águas claras e mornas

As águas da praia de Muro Alto, são claras e com temperatura agradável. NA beirar mar até o paredão parece que a profundidade não muda, mas olhando para a variação da cor da água podemos já saber que não é bem assim. Andando cerca de 15 metros, a profundidade da água já chega a mais ou menos 1,80cm.

Foto: Praias de Pernambuco 03 - by Lucas Filho

Foto: Praias de Pernambuco 04 - by Lucas Filho

Em Muro Alto a estrutura não é tão grande assim de serviços, nada de grandes restaurantes a beira-mar, ou imponentes barracas. Mas para quem gosta de praia sem bagunça, Muro Alto é uma boa pedida. Passamos cerca de 40 minutos no local e se não fosse o horário pra voltar, dava até para ficar por lá sem problemas. Mas não para por aqui!

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Lagoa do Acaracuzinho - Maracanaú - Ceará

A lagoa do Acaracuzinho fica no município de Maracanaú - Ceará - Brasil. Na época das fotos, a seca ocasionada pela falta de chuva no estado a fez secar bastante. Mas mesmo assim, há uma grande diversidades de aves no local.


Foto: Lagoa do Acaracuzinho - by Lucas Filho
A lagoa do Acaracuzinho fica no distrito industrial de Maracanaú. A logoa é cercada por diversas fábricas e também temos o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Inclusive era o projeto de uma de minhas turmas de plantarmos mudas de árvores da região. Conseguimos as mudas através de uma grande empresa cujos os seus alunos estudavam conosco, mas esbarramos na falta de cuidado, não de nossa parte, mas do poder público que na época nos perguntaram "quem vai tomar conta das árvores?" Bem,acha que a Secretaria do Meio Ambiente de Maracanaú" seria o mais indicado não é mesmo?

Nunca fui até a lagoa para fotografar, descia do ônibus para ir ao trabalho. E vez ou outra fazia umas fotos - chegava bem cedo no trabalho e então tinha cerca de 15 minutos para isto.

Neste dia, fui até a beira da lagoa e pude ser testemunha da seca que assolava o local. Embora tenha água dentro da lagoa, uma extensa área de areia - veja foto acima.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Aniversário Yan - fotos

Neste final de semana fotografamos o aniversário do meu sobrinho Yan. Abaixo algumas fotos.

Foto: Aniversário Yan 01 - by Lucas Filho

Foto: Aniversário Yan 02 - by Lucas Filho

Foto: Aniversário Yan 03 - by Lucas Filho
Parabéns meu sobrinho, que Deus lhe abençoe e se revela a cada dia em sua vida.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Eu Fui: Encontro de pastores do Ceará

No último sábado (25-jul), fui fotografar mais um evento dentro da grande mobilização do Festival de Esperança que ocorrerá em nossa cidade - Fortaleza-Ceará, em outubro que contará com a presença de Franklin Graham filho de Billy Graham, um dos maiores evangelistas do mundo. E evento deste porte, com palestrantes internacionais neste café da manhã, é apenas uma amostra do que vem pela frente.

Foto: Esperança 01 - by Lucas Filho

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Eu Fui: Pernambuco - parte II

Olha gente, quando eu juntei todas as fotos que fizemos em Pernambuco não imaginava a quantidade que eu tinha - ainda não contei, mas tem pastas que possuem muitas, muitas fotos. Hoje trago as fotos de dentro do presídio... calma, calma, o presídio está desativado, mas o governo de Pernambuco teve a excelente ideia de transformá-lo em na Casa de Cultura. Mas o que podemos encontrar por lá?

Foto: Camisa tradutor - by Lucas Filho

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Ide e pregai o evangelho - e fotografe

Como cristão eu não posso deixar de seguir as ordens que Jesus Cristo nos deixou. Uma delas está escrito no evangelho de Marcos, capítulo 16 e versículo 15 ("E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.") O "Ide" é uma ordem direta, e como faço parte de um grupo de evangelismo da igreja que congrego, é um prazer em realizar. Entretanto, um fotógrafo ter que ser discreto e rápido para não atrapalhar a ação social ou ficar chamando a atenção com a sua câmera de última geração. Mas como fazer isto, como se tornar praticamente "invisível" e obter imagens significativas?

Foto: Em oração - by Lucas Filho
Adoro fotografar e quando o tema é de meu interesse ainda mais. A comunidade Rosalina fica cerca de 15min (em caminhada) da igreja que congrego - Canaã (Sede). Entretanto, para ajudar na logística, três carros foram para o local da ação no período da tarde. Pela manhã, o nosso líder da juventude Pr. Edvan Chaves junto com os jovens da JUC - Juventude Canaã a qual também fazemos parte, levaram profissionais de corte de cabelo e outros serviços sociais para a comunidade. Mas não pude ir pela manhã, então só fiz fotos deste período.

Pintura de pele

Chegamos ao local do evento cerca de 14:00hrs. O local foi limpo pela própria comunidade. Retiraram entulhos e capinaram o local para receber a ação social alguns dias antes. Deixo aqui os meus parabéns aos moradores, que quando conversávamos na semana anterior ao evento, se mostraram muito empolgados e comprometidos, um dos irmãos chegou a me dizer que se era para fazer a felicidade das crianças do bairro eles iriam ajudar - e deu certo.

A primeira coisa que fizemos foi reunir as crianças para pintar figuras de coração, estrelas, sol e tudo o que nos pediam - e conseguíamos, pintar. Parece bobagem, mas a felicidade de uma criança não inicia com um presente grandioso e caro, as vezes basta uma pequena, singela e sincera oração.

Foto: Em oração singela - by Lucas Filho

Foto: Pinturas - by Lucas Filho

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Eu Fui: Pernambuco - parte I

Tirei férias recentemente e fomos conhecer Pernambuco. Visitamos a central de artesanato, uma feira no centro de convenções - sobre artesanato que nos rendeu muitas fotos. Uma cidade bem parecida ao nosso ver com Fortaleza. E nesta postagem inaugural sobre Pernambuco, trago os bonecos de Olinda. Mas será que são assim tão característicos dos personagens retratados?

Foto: Dick Vigarista e Muttley - by Lucas Filho

Em outra postagem na nossa página no facebook - se não estiver enganado, alguém tinha me perguntado pelo "Muttley", encontrei ele em Olinda-PE. O mais impressionante é o tamanho deles. Colocados ao chão, mesmo assim alguns atingem quase 2mt de altura. E a riqueza de detalhes é impressionante.

Mais que promoção é PAImoção



Quanto vale o sorriso do seu pai? Você sabia que as fotografias não só registram bons momentos, mas nos faz lembrar deles como se fossem a pouco tempo no momento em que vemos aquela imagem tão especial?

Quantas fotos você tem com o seu pai, ou com toda a sua família? Onde estão guardadas, no celular que ora ou outra pode ser roubado? Ou na desculpa de que "não tenho tempo para essas coisas?" Mas são "fotografias" realmente ou são apenas imagens que cá pra nós... as vezes dá vergonha de mostrar não é? (rs...)

Sabe, perdi o meu pai já algum tempo. E olhando para as poucas fotografias que tenho dele, notei que não temos nenhuma juntos quando eu era adolescente ou já adulto. E sei a falta que isto me faz - apesar de tudo.

Pensando nisso, resolvi fazer três pacotes para o mês dos pais. Longe de mim querer ficar rico com isto, logo porque, qual fotógrafo que você conhece que é rico mesmo trabalhando muito? Pois é, faço isto por amor.

Não perca o registro de momentos especiais pois a vida é curta e no futuro, só nos restarão as fotografias.

Que Deus abençoe a todos.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Feira da Fotografia Fortaleza - Extra em Julho

No mês de Julho a organização da FFF - Feira da Fotografia Fortaleza, recebeu um convite de participar da programação de férias do Centro Cultural Dragão do Mar. Não perca esta oportunidade de interagir com diversos fotógrafos, fazer network ou quem sabe comprar aquela câmera tão sonhada.

A edição especial será no dia 25 de Julho a partir das 14:00hrs.


Divulguem.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Festival de Esperança - fotos dos cursos

Sempre vi na fotografia uma das formas de ajudar as pessoas. Então, resolvi ajudar ao mesmo tempo que ser ajudado. Fotografar um grande evento construindo o seu conhecimento sobre técnicas fotográficas em diversos ambientes e de sobra ajudar as pessoas, este é um dos projetos que estou envolvido. Mas o que é o Festival de Esperança?

Divulgação

Nos dias 23 e 24 de outubro deste ano Fortaleza receberá o Festival de Esperança com Franklin Graham. Considerado um dos maiores eventos de evangelismo em massa do mundo o Festival contará com a participação de cantores nacionais e internacionais como Michael W. Smith, Tommy Coomes e banda, entre outros.

O evento é promovido pela Associação Evangelística Billy Graham, AEBG, em parceira com a Ordem dos Ministros Evangélicos do Ceará (ORMECE) e Igrejas Evangélicas de Fortaleza, tem como objetivo levar a palavra de Deus através da evangelização na capital cearense e cidades com até 100 km de distância de Fortaleza. Até outubro, pastores, líderes e milhares de cristãos estarão envolvidos em várias ações de preparação para os três dias de festival.

Cursos por toda a cidade

As atividades que encaminham ao grande evento estão a todo vapor. Diversas igrejas estão sendo agraciadas com o Curso Vida e Testemunho Cristão. O curso conta com uma carga-horária acessível para todos. Com material didático e curso grátis e de excelente qualidade, o curso é ofertado gratuitamente e todos estão convidados a participar.

Foto: Vida e Testemunho Cristão 01 - by Lucas Filho

Fui fotografar - e ser aluno, da turma no último dia 28 de junho. O curso foi na Igreja Batista El Betel de Fortaleza. E como tive que organizar uma viagem para Pernambuco - Recife (postarei as fotos depois), só agora estou publicando estas.

Foto: Vida e Testemunho Cristão 02 - by Lucas Filho

O bom de fotografar eventos deste tipo, é que podemos fotografar momentos espontâneos como a da imagem acima. Um grande coral durante o louvor e repare na senhora que está à direita quase no final do quadro da imagem. Mãos sobrepostas e olhar aos céus mostrando a emoção por estar naquele lugar.

As pessoas

Fiz muitas fotos, mas aprendi que valem mais fotos representativas do que quantitativas, ou seja, é melhor poucas fotos que mostrem do que se trata o evento, do que centenas da mesma coisa que não mostram nada.

Foto: Igreja El Betel - by Lucas Filho





Foto: Vida e Testemunho Cristão 03 - by Lucas Filho

 

Dica fotográfica

A nossa dica hoje é: Encontre detalhes que revelem o ambiente. Muitas vezes vamos fotografar eventos e passamos horas fotografando as mesmas coisas. Poderia ter ficado as quatro horas do evento fotografando cada grupo de pessoas, mas faço isto para depois escolher quais dessas fotos irei publicar. Entretanto, devemos ficar atentos e buscar nas pessoas algo que as diferencie das demais, como é o caso da fotografia abaixo.

Foto: O peixe - by Lucas Filho
Na imagem acima, a tatuagem em formato de peixe chama a atenção e é um detalhe que a diferencia das demais pessoas do ambiente e ainda remete ao público do evento - cristãos evangélicos.

Mais fotos em mais eventos

O curso Vida e Testemunho Cristão é um curso de evangelismo e está ocorrendo em diversas igrejas pelo nosso estado GRATUITAMENTE! Abaixo tem como obter informações se há perto de sua casa um igreja que promova o curso. E caso a sua igreja queira receber este curso, ainda dá tempo, entre em contato com a organização do evento.

Para mais informações
Ligue: 3017- 1679 ou 3021- 1755.
Visite o escritório: Rua Carlos Vasconcelos, 1706, Aldeota.
Siga nas redes sociais:
facebook/festivaldeesperancafortaleza
instagram: @festivaldeesperanca.


Vejam mais fotos clicando na imagem abaixo

https://goo.gl/photos/duKnjXTsNkksyarH8

Clique na imagem para acessar o álbum

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...