segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Eu Fui: Fica Dilma!

Fui "desafiado" por um amigo a fazer as fotos da manifestação a favor da nossa presidenta Dilma. E mesmo não sabendo o dia, nem o local, acabei encontrado - ou sendo encontrado, pela manifestação no centro de Fortaleza. As fotos não se referem a visita da presidenta à nossa cidade, Fortaleza - Ceará, mas a do dia 20 de agosto. E as vezes "de baixo de água" jogada dos prédios, ora com gelo seco nas ruas, as fotos ficaram interessantes. Confiram!

Foto: Fica Dilma 01 - by Lucas Filho

Bandeiras vermelhas ao alto. E uma grande quantidade de pessoas com blusas vermelhas não só do PT - Partido do Trabalhadores, mas de sindicatos e associações.

Olha a água e a fumaça

Durante a passagem da manifestação, me chamou a atenção foi que do alto de alguns prédios, algumas pessoas jogavam água. E em uma das lojas de música o gelo seco - ou fumaça de festa, foi ligado. O que deu um ar de mistérios as fotos.

Foto: Fica Dilma 02 - by Lucas Filho

Foto: Fica Dilma 03 - by Lucas Filho

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Fotógrafo perde direito sobre foto — mais um capítulo do Creative Commons

Você já parou para pensar sobre a quantidade de imagens que postamos todos os dias em redes sociais e sites de compartilhamento de fotos? Só o grupo do MeioBit no Flickr recebe mais de 2 mil fotos por mês. O Facebook deve receber bilhões de megapixels de imagens por mês, sem falar de outros serviços como o Instagram, 500px, etc. E, por outro lado, você já se preocupou em ler os termos de uso de imagens destes serviços?

Poucos se preocupam. Para a maior parte destes usuários não existe preocupação como essas imagens podem ser utilizadas. Aliás, muitos acham o máximo quando suas fotos são utilizadas por alguma empresa em uma propaganda. Mas não deveria ser assim. Fotos são fruto de trabalho intelectual e, como tal, são protegidas pela Lei de Direitos Autorais.

Divulgação

Não sei vocês, mas eu me sentiria incomodado vendo alguém ganhar dinheiro com algo que eu gastei meus neurônios para construir. Às vezes somos vítimas de nossa própria falta de conhecimento. Veja o caso do fotógrafo Art Dragulis. Em 2008 ele fez upload para o Flickr de uma foto retratando um local rústico em Maryland. Até aí tudo bem.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Sobre um apaixonante Lá Fora chamado PET PARK

O evento foi realizado nos dias 22 e 23 de agosto no Iguatemi Fortaleza-CE. Parecia - e era, um desfile de celebridades. Com laços, vestidos e muito mais a cachorrada e um gato perdido no meio do evento ocasionaram muitos clicks. E mais uma vez o seguimento pet se destaca em nosso estado. E o que tivemos de bom por lá? Confira na nossa postagem.

Foto: Chow chow - by Lucas Filho

Essa cor azul na língua não é efeito não, é uma característica da raça chow chow. E gente, eles eram enormes!

Adestramento de animais

Encontrei com um amigo que é adestrador, Jackson Maciel, jogávamos juntos anos atrás... Fomos conversando sobre como era o trabalho de adestrador. Descobri que até aqueles animais problemáticos podem ter jeito. Foi bem divertido ver um cachorrão desses - fotos abaixo, obedecer aos comandos por um brinquedo.

Foto: Obediência 01 - by Lucas Filho

Foto: Obediência 02 - by Lucas Filho

Foto: Pet 01 - by Lucas Filho

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Eu Fui: Marcha para Jesus 2015

Eu fui e vi pastores abraçados com os seus irmãos. Eu fui e vi membros felizes saudado com a paz do Senhor. Eu fui e vi um povo que fez questão de orar. Eu fui e vi a glória de Deus naquele lugar. Mas e as fotos? Digo o seguinte: não perca o momento!

Foto: Oração pela saúde e pelas eleições - by Lucas Filho

Ao olhar a foto acima, talvez passe a ideia de que algo está errado. Orações para um lado e para o outro, uma confusão total. Mas na verdade, este foi um dos momentos mais marcantes da Marcha para Jesus 2015 em Fortaleza, Ceará. Ao comando do pastor Paixão, a multidão que seguia o trio fez uma parada estratégica na avenida. De um lado, a sede do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e do outro, a Secretaria da Saúde do Governo do Estado do Ceará. A oração foi pelo momento político que vivemos bem como a saúde que está "doente" em nosso estado - opinião minha!

Concentração

A concentração foi na praça Dragão do Mar. Minuto após minuto olhava para os lados e muitas pessoas chegavam ao local. A pé, de ônibus, de carro, em pequenas caravanas. E então a praça ficou tomada por jovens, adultos e crianças.

Foto: Marcha para Jesus 2015 - 01 - by Lucas Filho

Foto: Marcha para Jesus 2015 - 02 - by Lucas Filho

Foto: Marcha para Jesus 2015 - 03 - by Lucas Filho

Foto: Marcha para Jesus 2015 - 04 - by Lucas Filho

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Eu Fui: Protesto contra Dilma

É um assunto meio complicado este pois muitos podem achar que eu quero matar alguém. Mas fui para a manifestação para fotografar "se sentindo" um jornalista que teve a missão de documentar o protesto contra Dilma no último dia 16 aqui em Fortaleza, Ceará. E ao contrário do que muitos que ficaram em casa "vendo a banda passar", fui e aprendi muito. Mas o que um protesto pode trazer de bom para os nosso ensino de fotografia? Adianto uma coisa: cuidado com a roupa que você veste.


Foto: Protesto fora Dilma 01 - by Lucas Filho
Fiquei indeciso sobre que foto mostrar primeiro, mas acredito que a que inicia esta postagem caiu bem ao tema. "Os caras pintadas" marcaram a minha vida há alguns anos atrás quando fomos as ruas protestar contra o ex-presidente Fernando Collor de Melo - sim este mesmo que hoje é senador o brasileiro não tem memória mas vaga lembrança. Então decidi começar com ela.

Um momento mágico

O Hino Nacional Brasileiro sempre me emocionou, mas desta vez focado em registrar o evento, dediquei-me a fotografar, fotografar e fotografar. Muitas vezes, basta você mudar um pouco para o lado e perceber algo que merece ser fotografado.

Foto: Depois do hino - by Lucas Filho
Bandeiras ao alto, lágrimas e aplausos após a execução do Hino Nacional Brasileiro. Foi bem legal ver o povo - que não estava ali pelo futebol, se reunir de verde e amarelo levando a Bandeira do Brasil.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Eu Fui: 2º Festival de cães KCEC

Fiz um convite rápido pela nossa Fanpage indicando o 2º Festival de cães KCEC que ocorreu no ginásio Paulo Sarasate no sábado e domingo (15 e 16 de agosto). Não sei quantos dos nosso leitores foram, mas EU FUI, e quer saber, foi divertido e inspirador.

Foto: Pits - by Lucas Filho

A foto acima foi feita com o celular e depois editada em um novo programa que estou usando. No momento desta foto eram três cães da raça Pit Bull. Quando passei novamente pelo local - após fazer a foto, tinha um outro de cor preta. Mas como já estavam se dispersando não consegui fazer a foto com todos reunidos. Mas acredito que está tenha ficado bacana.

De fofinhos para grandinhos

De um lado Poodles e do outro Labradores, e todos bem comportados dentro de um ambiente que não tinha como não passar bem próximo um do outro. Entretanto, não vi nenhuma briga. Fiquei até com a sensação de que os adestradores deveriam ensinar nas escolas, mas não como adestrar cães, mas sim, mostrar como devemos nos comportar frente a outros - tidos como diferentes.

Foto: Dalmata - by Lucas Filho

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Eu Fui: Pernambuco - parte IV

Uma coisa que me chamou muito a atenção em Pernambuco foi o artesanato. A criatividade é latente em peças de argila, madeira, pedra e outro materiais. E do ímã de geladeira - adoro!, até a "costureira" em tamanho natural, o artesão Pernambucano está de parabéns.

Foto: A costureira e o gato - by Lucas Filho
 A imagem acima comprova o que escrevi a pouco. Veja a riqueza de detalhes desta peça. E este gato deu o clima. Mas pergunto: Este gato é de verdade ou faz parte da escultura?

Lá vem o Chaves, Chaves, Chaves...

E quem pensa que as peças da Central de Artesanato sempre são as mesmas de anos e anos - figuras regionais. Encontramos peças bem atuais como a turma do Chaves.

Foto: Turma do Chaves - by Lucas Filho

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

19 de Agosto - Dia Mundial da Fotografia

Quando eu parei para escrever este texto em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, pensei em fazer um texto contando a história, os primeiros cliques, os grandes nomes. Entretanto, decidi escrever sobre algo que para quem não é fotógrafo ou ainda, quem inicia na carreira árdua e com bastante sazonalidade (dias bons e dias ruins). E quem sabe assim, da próxima vez que você for solicitar um fotógrafo para um serviço, lembre-se que por de traz da câmera, há um ser humano formidável que também tem contas a pagar e que deseja apenas uma coisa: Que você seja feliz!

Foto: Lembranças - by Lucas Filho

Quando decidi retomar o meu "sonho de artista" e voltar a fotografar, sabia bem dos novos desafios que esta profissão vive. Hoje, celulares cada vez mais modernos, tiram fotos até mesmo em situações de pouquíssima luz, superando até algumas câmeras propriamente ditas. Então, todos com um celular na mão acreditam fielmente que é um fotógrafo e todos os seus momentos podem ser feitos por ele e seu celular, não precisamos mais de fotógrafos.

Não desmereço aqui quem consegue fazer boas fotos com celular, afinal de contas, as imagens fotográficas são obtidas com 90% do olhar do "fotógrafo", os demais são equipamento e sorte. Embora, eu, logo abaixo, particularmente faço uma analogia que destruirá o que agora pouco escrevi.

O fusca e a Ferrari


Foto sem crédito*

Um grande piloto campeão mundial de fórmula 1 foi desafiado por um motorista comum para uma corrida de arrancadas. Os dois prontos, aceleram aguardando o sinal verde aparecer. Sinal verde, e os dois saem em disparada até a linha de chegada. Mas um detalhe desta corrida chama a atenção, o campeão está guiando o fusca.

Apenas 03 segundo depois, a Ferrari já estava há 10 metros de distância do fusquinha. E por mais habilidoso que o campeão mundial de fórmula 1 fosse, ele perdeu a corrida. Moral da história, por melhor que seja a sua capacidade em fotografar, haverá momentos em que "a corrida será perdida". O problema é, quando perdemos momentos únicos em nossas vidas como batizados, festas de aniversário - 01 ano é o pior de perder, casamentos e afins, é que vemos "a besteira" que fizemos em não contratar um fotógrafo a altura de nossos sonhos.

Mas você então pode se perguntar: E se eu comprar uma câmera profissional, não poderia fazer fotos boas assim como o motorista da Ferrari que era amador? Talvez, mas se for em uma corrida com curvas e retas, aclives e declives, você não se sairá bem pelo fato de não conhecer o equipamento. Então, pensa novamente: E se eu comprar uma câmera e fizer um curso? Veja só, você acaba de se tornar um fotógrafo amador : ) não mais um apertador de botão.

As flores e as fotos


Foto: Casa comigo - by Lucas Filho

Certa vez, li um texto que indagava a desproporção das pessoas em relação ao investimento em fotografia nos seus eventos. Gasta-se muito mais em flores do que em fotografias. Mas isto tem uma explicação lógica: Tudo o que fazemos é mais voltado para os outros do que para nós mesmos. Em raras exceções, o que mais queremos é que as pessoas saiam das nossas festas com o pensamento de que tudo estava muito bonito, arrumado, tava "chic". Mas tenho algo para você refletir:
A comida vai para o esgoto, as flores murcham, mas as fotografias, os seus momentos..., são eternos.
Portanto, quando fizer uma pesquisa de preço com um fotógrafo, saiba que, se ele vale o valor cobrado, não negue este investimento, pois são os seus momentos que estarão ali registrados.


Eu cobro mais, eu cobro menos


http://40photos.blogspot.com.br/2015/07/mais-que-promocao-e-paimocao.html#.VaiSqGA2xY4

Esta parte é dedicada a você fotógrafo amador que insiste em dizer que tem lucro em todas as suas fotografias. Em breve, irei postar um texto de outro fotógrafo que fala sobre quanto devemos cobrar por nossos serviços. Mas de uma forma geral, listo o que você deve colocar o valor antes de indicar quanto custa o seu trabalho, basta colocar isto a parte e precificar (colocar preço de cada item e somar ao final):
  1. Transporte - se for a pé tudo bem, mas se vai usar algum transporte o seu custo com isto tem que ser claro;
  2. Energia elétrica - você vai ligar o seu computador para retocar as fotos e deve saber quanto tempo você levará para fazer isto. Então tem que saber quanto de eletricidade vai custar para fazer este serviço;
  3. Refeição - ir para um casamento ou aniversário e ficar na fila do jantar é inadmissível. Se chegou bem antes ao local do evento e ainda vai demorar a fotografar, nada mais justo do que levar um lanche rápido ou comprar nas proximidades. Você é pago para fotografar e não comer. Se ao final do evento for convidado para jantar então tudo bem;
  4. Revelação - se entregar as fotos apenas de forma eletrônica, DVD, e-mail, tudo bem, o custo disso - embora tenha energia e internet inclusa é bem pequeno. Mas se vai entregar a impressão, o valor das impressões tem que fazer parte dos seus custos.

Nota: Peguei um anúncio no FaceBook de um fotógrafo que cobra R$ 150,00 por 60 fotos. Sendo as 60 fotos impressas e com direito a DVD. Vamos ver quanto sai cada foto?

150 / 60 = R$ 2,50. Observe que a fotografia impressa tamanho 10X15cm custa cerca de R$ 0,50. Então, o custa da foto impressa sairá por R$ 1,50. E este R$ 1,50 multiplicado pelas 60 fotos, dará R$ 90,00.

Assim sendo, R$ 150,00 - R$ 90,00 = R$ 60,00 de "lucro". Deste valor, o fotógrafo terá que pagar todas as despesas acima - ou as frações das mesmas com apenas R$ 60,00. Viu amigo fotógrafo, está na hora de repensar o seu preço. Ah, quase esquecia, a mídia de DVD custa R$ 2,00.


Não é só apertar um botão

Fotógrafos estudam - ou devem estudar, muito. Equipamentos fotográficos são cotados em dólar. Curso e mais cursos são necessários para que as suas lembranças não virem apenas uma imagem no papel. As fotografias "feitas" transmitem sentimentos ao serem vistas. Contam histórias, mesmo sem nenhum movimento. O momento certo, é tratado como a última chance daquele momento ser registrado.

Foto: Le Cirque - by Lucas Filho

Foto: Balé Edisca - by Lucas Filho


Por mais que a acrobata repita este número; por mais que os dançarinos repitam a dança, nenhum outro fotógrafo por mais habilidoso que seja irá registrar o mesmo momento. Podem ter imagens parecidas, mas nunca iguais. Fotografias são momentos mágicos registrados por quem conhece do assunto.

Guardando as memórias


Foto: Mais chocolate? - by Lucas Filho

Sabem que eu tenho 40 anos. O meu grande desafio no tempo que cursava fotografia era comprar filme e ter dinheiro para revelar. Hoje, com a fotografia digital temos a chance de guardar todas as nossas fotos em um celular. Mas, o perigo está ai. Imagine você, por não querer "gastar" com fotografia, vai lá e faz todas as fotos do casamento de sua filha. Então, certo dia, por descuido ou por força do destino, seu celular é perdido. Aqueles momentos nunca mais se repetiram.

A fotografia a moda antiga, com "cheiro", palpável, ou seja, impressa, é a garantia de que quando desejar rever algo, basta se sentar em um sofá, chamar a família e rever aqueles momentos.

Por isso, entenda que, quando desejar ter formas mais reais de suas lembranças, lembre-se de contratar um fotógrafo. Caso me dê esta honra, sabe como me contactar.

E, se conhece algum fotógrafo, abrace-o, e diga: Parabéns herói.

A comida vai para o esgoto, as flores murcham, mas as fotografias, os seus momentos..., são eternos.
(Lucas Filho)

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...