segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Feliz 2016

Que no ano que se inicia, você, sua família e amigos tenham 366 dias de felicidade. Sim! 366 dias pois 2016 é um ano bissexto. E as oportunidades virão e devem ser agarradas com todas as suas forças.

Confiem em Deus, e no tudo mais Ele fará. Feliz 2016.

Foto: Memórias no monóculo - by Lucas Filho

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Mais um curso concluído

Enquanto muitos estão se preparando para o natal, eu estava me preparando para a vida. Mais um curso de fotografia completado. Desta vez: Luz e iluminação de estúdio.



Glória a Deus!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Eu fui - e voltei e fui... IPark

Depois de ter ido pela última vez ao IPark, descrevi em uma postagem sobre a beleza do local e as vantagens para quem é fotógrafo de optar por este paraíso para realizar book, ensaios e tudo mais. Pois bem, a direção do Ipark entrou em contato conosco nos presenteando com três entradas para o parque de aventuras, mas e como recusar? Nada disso, meu filho aproveitou bastante.

Foto: Na tirolesa - by Lucas Filho

Não tinha ainda experimentado as outras atrações do passeio aventura do IPark. Mas desta vez, fiz questão de colocar o meu filho para se divertir, embora, algumas atrações - por segurança, ele nem a minha filha puderam participar. Mas a que ele pode, ele aproveitou.

Foto: Na bolha - by Lucas Filho
Ficar em pé dentro desta bolha é o grande desafio. E diga-se de passagem, muito divertido. Tombos e outros tombos e muitas gargalhadas é o que se pode esperar deste momento.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Campanha: Família do bem na foto

Que tal ajudar as famílias vítimas da seca no interior do Ceará e com este singelo ato, ganhar um retrato de família? Gostou? Então veja os detalhes da nossa ação.

Divulgação - Art: Lucas Filho




Como funciona?

A campanha é simples. Você entra em contato conosco e nós agendamos o dia, local e horário para fazermos a foto de sua família. No dia da foto você fará a doação. Em até 10 dias, enviaremos para o seu e-mail a sua foto.
Mas se tem alguma dúvida se poderá ou não participar, leia as questões abaixo.

O garrafão de 20lts é pesado e dependo de transporte público. Como vou fazer para levar a minha doação?

Não tem problema. Fixamos o valor médio do garrafão já com água por R$ 30,00. Desta forma, você poderá doar este valor. Nós iremos comprar a água e postar recibo em seu nome no nosso blog e na nossa fanpage.
Sabemos que pesquisando, acharemos garrafões com água de menor valor. Entretanto, este valor é uma média aceitável para esta campanha.

Posso doar fardos ao invés do garrafão?

Sim. Desde que a quantidade de água doada seja igual ou superior a 20lts.

Quais os locais para a realização das fotos?

Temos em mente os seguintes locais públicos:
  • Praça Luíza Távora (Pracinha da CEART)
    Endereço: Av. Santos Dumont, 1589 - Aldeota, Fortaleza - CE, 60160-150
  • Parque do Cocó
    Avenida Padre Antônio Tomás, Aldeota, Fortaleza - CE , CEP: 60192-120
  • Praça da imprensa
    Endereço: Av. Des. Moreira, S/N - Aldeota, Fortaleza - CE, 60170-002

Há outros locais para realizar as fotos?

Sabemos que muitas vezes não temos tempo para nos deslocar pela cidade, ou, há membros na família que é difícil a sua locomoção. Então dependendo do caso, as fotos poderão ser realizadas em sua residência ou em outro local a combinar.
Por favor, atente-se que serão realizadas em média entre 10 a 20 fotos. Destas apenas uma fará parte da promoção. Então se você tem uma casa em Quiterianópolis que fica a aproximadamente 140km de Fortaleza, talvez esta foto fique inviável pela logística para recebermos um garrafão. Entre em contato e conte-nos a sua história, quem sabe iremos mesmo assim. Tem carona?

Qual a qualidade das fotos, posso imprimir?

A sua foto será enviada em alta resolução. Você poderá imprimir quando e onde desejar. Mas se quiser, também poderá solicitar conosco a impressão, que neste caso terá um pequeno custo.

O que será feito com as fotos não usadas na campanha?

A princípio estas serão apagadas. Mas se desejar, podemos gravá-las em um DVD e entregar a família - neste caso também terá um pequeno custo.

Como obter a comprovação da minha doação?

Simples. Todas as famílias retratadas terão as suas fotos e/ ou nomes disponibilizadas em nosso blog (40photos.blogspot.com) e na nossa fanpage (facebook.com/40photos). E também divulgaremos a quantidade de doações da semana, sendo assim, ficará fácil comparar a quantidade de doações com o número de famílias.

Quem receberá as doações?

Todos os garrafões serão entregues em um dos postos da Defesa Civil que se encarregará de enviá-las às cidades atingidas. Pretendemos, acompanhar uma das entregas pessoalmente e registrar este momento. Se desejar participar da entrega das doações nas cidades, o convite já está feito, só leve em consideração que algumas das cidades/ localidades podem ter o acesso bem difícil, sendo necessário o uso de carros 4x4 (também precisamos de carona).

Quando posso começar a doar?

Sabemos que o final do ano se aproxima e temos muitos afazeres, mas mesmo assim já estaremos trabalhando para receber as doações. Entre em contato que agendaremos o mais breve possível.

Somos apenas namorados, podemos participar?

Não diretamente. Junte as duas famílias e faça a doação em conjunto (02 garrafões).

Somos apenas noivos, podemos participar?

Sim. Com certeza!

Não somos casados, mas vivemos juntos, podemos participar?

Sim. Embora aconselhamos que o casamento - mesmo apenas o civil, é algo que todas as famílias deveriam buscar.

Sou viúvo (a), ou crio meu filho sozinho (a) posso participar?

Sim. Claro que sim!

Há algum tipo de contrato, autorização para assinar?

Sim. Um responsável pela família deverá assinar um documento de direito de imagem nos autorizando a publicar as fotos durante e após a campanha. Estas fotos não serão comercializadas (vendidas para outros). As fotos publicadas em nosso blog e fanpage, exibirão uma assinatura da 40Photos, as enviadas para as famílias não.

Entre em contato

Ainda está com dúvidas? Então entre em contato conosco que teremos o maior prazer em respondê-las. Os casos não relatados aqui serão abordados com o tempo.



quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Ensaio final do curso

Sabe aquele momento do dia em que você corre para tomar banho e depois descobre que o seu "compromisso" já acabou vindo então a frustração? Pois é, acabei o meu curso de fotografia na Casa Amarela da UFC. O que nos resta é a saudade. E para encerrar as postagens referentes ao curso, decidi publicar o meu ensaio fotográfico exibido na sala de aula. Espero que gostem e COMPARTILHEM!

Foto: Todo o louvor seja dado a Deus - by Lucas Filho


Clique na imagem abaixo para acessar o livro

http://www.calameo.com/read/0012099445daba1af5e76


É necessário ter o plugin do flash instalado em seu computador. Outras maneiras de visualizar são:

Outras postagens

Se perdeu alguma postagem referente ao curso, abaixo reuni os links, boa leitura:
  1. De volta à sala de aula - aos 40?
  2. De volta à sal de aula - semana 02 
  3. De volta à sala de aula - semana 03

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

De volta à sala de aula - semana 03

Está acabando o nosso curso, mas ainda dá tempo de aproveitar todos os novos ensinamentos e relembrar aqueles aprendidos em... hum... deixa pra lá. Desta vez fizemos nossa aula de campo no Parque do Cocó. E a experiência foi incrível.

Foto: Salinas - by Lucas Filho
Diferente das nossas outras postagens, vou me atentar em apenas colocar as fotos e resumir no texto, pois estou tendo que preparar as fotos do ensaio para o final do curso além de uma campanha que faremos para receber doação de água em troca de... ops, é surpresa, se preparem. Vamos as fotos.

Foto: A folha - by Lucas Filho
Foto: Flores - by Lucas Filho

Foto: A teia - by Lucas Filho

Foto: A escada - by Lucas Filho

Foto: O gato - by Lucas Filho

Bônus

Sabe, o mais legal é poder sair para fotografar com um grupo animado e que topam se divertir. Como pagar mico por exemplo - vejam em tela inteira (Full Screen):


Adoro vocês!

Mais fotos?

Então clique aqui!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Ajuda para ensaio fotográfico

Olá. Estou precisando de sua ajuda para realizar as primeiras fotos de um ensaio fotográfico cujo tema é: Fé. E você, pode me ajudar?


O tema

O tema foi escolhido por ser algo pertinente na minha vida. Mas como sou evangélico, as imagens que vamos produzir terão conotação aos evangélicos, ou seja, terços, imagens de santos, igrejas e templos de outras religiões não serão usadas. Não quero dizer com isto que só os evangélicos tem fé, quero dizer apenas que - neste momento, só quero fazer com os irmãos evangélicos.

O que procuro?

Tenho algumas imagens formatadas em minha mente com temas bem definidos (mas aceito e clamo por sugestões) e gostaria então de sua ajuda para realizá-las. E como posso ajudar? Indicando pessoas, objetos, locais e demais coisas que eu possa fotografar. As fotos obrigatoriamente deverão ser feitas no estado do Ceará, na cidade de Fortaleza ou circunvizinhas seguindo as indicações abaixo:
  1. Bíblia velha: Procuro uma bíblia bem desgastada, aquela do tipo "primeira Bíblia impressa";
  2. Restaurador de Bíblias: Algum restaurador de livros que tenha também Bíblias para restauração (neste caso, este poderia resolver o item 1 e 2). Preciso do contato;
  3. Pichações/ Grafite  com dizeres sobre Deus: Já viu alguma parede com dizeres do tipo: Deus é fiel; Jesus; Só Cristo Salva, e etc. Pois bem, preciso do local exato com endereço completo ou pelo menos um ponto de referência deste local;
  4. Uma igreja bem simples: Igreja evangélica construída ou sendo construída que seja de forma bem modesta. Geralmente encontradas em outros municípios do Ceará. Neste caso peço que me mandem uma foto da fachada da igreja e endereço completo para uma escolha prévia, pois estou fazendo este projeto sem nenhuma ajuda financeira, e tenho muito menos do que você imagina para me deslocar até dentro da cidade;
  5. Um templo suntuoso: Agora preciso de um mega templo evangélico. Com grande estrutura, espaçosa, altar imponente, etc.
    OBS: Preciso do contato dos pastores/ responsáveis dessas igrejas (item 4 e 5) para que eu possa entrar em contato e pedir a autorização para realizar as fotos e explicar o projeto.
  6. Casais evangélicos com idade avançada: Preciso fotografar casais evangélicos que tenho acima de 60 anos e que ainda hoje estão casados e firme na fé e no amor. Se tiverem rugas mas "olhos fervorosos" melhor ainda!;
  7. Cultos de igrejas "de fogo": Quem é evangélico sabe do que estou falando. Preciso fotografar igreja em cultos de libertação (as pessoas não serão identificadas nestas fotos a não ser que queiram);
  8. Crianças que pregam: Meninos e meninas com pouca idade (com mais ou menos 10 anos) que já pregam em cultos evangélicos. Preciso do contato dos pais para explicar o projeto;
  9. O pastor com idade mais avançada: Pastor mais experiente e que ainda prega em sua igreja. Preciso do contato;
  10. Tatuagens com dizeres religiosos: Muitas pessoas tem tatuagens que remetem a Deus, muitas vezes feitas antes de suas conversões, gostaria de fotografar. Pode ser versículos ou nomes (Jesus, Deus, Jeová, etc);
  11. Evangelismo criativo: Você participa de ações evangelísticas de forma criativa? Fazem "Jesus" passar na faixa de pedestres, evangelizam dentro de ônibus, fazem peças teatrais nas ruas ou na igreja? Queremos registrar estes momentos;
  12. Subida ao monte: Sua igreja organiza caravana e sobe o monte, que bom, nos convide para registramos este momento junto à sua igreja;
  13. Irmãos e irmãs que orem: Sabemos que tudo o que fazemos para o reino de Deus o inimigo se levanta. E não será diferente com este nosso projeto. Por isso, peço aos irmãos e irmãs que lembrem-se de mim e do nosso projeto em suas orações e peçam a Deus que proteja a mim, a minha família e todos que estarão nesta caminhada, abrindo as portas para que as fotos se concretizem e que todas as coisas cooperem para o engrandecimento do Reino de Deus.

O que será feito com as fotos?

Estas fotos farão parte do meu primeiro livro de fotografia. Este livro será disponibilizado gratuitamente de forma digital. Depois, veremos a possibilidade de fazer a impressão do mesmo e vender em algumas livrarias - se Deus assim permitir. Faremos de tudo para que tanto a versão digital como a impressa exibam as mesmas quantidades de fotos. O dinheiro arrecadado com as vendas terão parte destinadas a missões.

Quando posso começar a ajudar?

Poderia ser ontem?... Tenho que fazer as primeiras fotos deste ensaio para finalizar o meu curso de fotografia como projeto de final de curso. A data prevista é 13 de dezembro de 2015. Entretanto, não espero conseguir todas as fotos agora, mas pelo menos algumas fotos para este primeiro momento. As demais fotos irei fazer com mais tempo. As fotos deste primeiro ensaio em breve serão disponibilizadas a todos em nosso blog.
Então, este projeto já está em andamento e pretendo finalizá-lo até o final deste ano (2016), com o lançamento do livro. Ajude-nos a realizar esta missão.

Se algum irmão sentir no coração em ajudar a financiar o livro e/ ou o projeto, por favor entre em contato conosco.


Contato

Críticas, dúvidas, sugestões e ajuda podem entrar em contato conosco:



Que Deus abençoe a todos vocês.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Mobilização pelo Clima em Fortaleza

Eventos são sempre um prato cheio para fotografar. A fotografia jornalística é um enorme exercício para diversas outras áreas da fotografia. Agilidade com o equipamento na mudança entre locais com luz e outros com sombra, deslocamento entre os participantes e algumas vezes se apoiar sobre muros e ficar pendurados em placas. Vale de tudo para se obter boas imagens.

Foto: Desmatamento zero - by Lucas Filho

Muitas tribos e um resumo em fotos

Surfistas, índios, ciclistas, muitos movimentos sociais representados e unidos por um bem maior: O clima. E como foi o evento? Bem veja o resumo em fotos e acompanhe as legendas.

"Índio quer apito, mas também 'quer celular'."


Foto: Lucas Filho

E valeu de tudo. Até mesmo ser como um profeta.


Foto: Lucas Filho

Preparem as suas bikes!


Foto: Lucas Filho

Vamos abrir espaço para darmos início a nossa manifestação.


Foto: Lucas Filho

Peguem as suas mochilas...


Foto: Lucas Filho

E vamos caminhar...


Foto: Lucas Filho

 Rumo à Beira Mar.


Foto: Lucas Filho

 Mas vamos com calma, nosso protesto é pacífico...


Foto: Lucas Filho

 Afinal de contas, só queremos deixar o nossos recado.


Foto: Lucas Filho

Não é meu, mas ajustei algumas coisas (rs...)

O texto que acompanha esta postagem foi, a partir deste ponto, retirado da página do evento encontrada na plataforma Avaaz.org. Fiz algumas pequenas modificações para atualizar o texto. Não deixe de conferir o texto e mais fotos.

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...