segunda-feira, 28 de novembro de 2016

E a natureza chora e queima

E de repente uma fumaça invade a sua casa assim, do nada, mas quando você vai ver, existe um motivo: o abandono.

Era uma fábrica de vidro da CIV que depois foi comprada pela gigante Owens Illinois (http://www.o-i.com/). Lembro que um tempo atrás vi seus funcionários em comemoração de fim de ano em uma churrascaria na outra esquina da fábrica. Pareciam muito felizes, afinal, quantas vezes o trânsito não era parado para que caminhões vindos de diversas partes do país entrasse e saíssem de suas dependências, levando consigo toneladas de vidros.

A chaminé que a via da janela do quarto de minha filha não era de assustar. A noite, dava para ver pequenas emissões de fumaça e durante o dia, no chão de casa uma poeira preta e fina. Preocupava, mas vejam o que tem no site deles:
Temos a responsabilidade de minimizar o impacto que nossos processos de produção têm no ambiente.”
Ok, tudo bem, levarei as análises em consideração, logo, é a Owens Illinois. Seu ‘fundador, Michael J. Owens, inventou a máquina automática de produção de garrafas, que se tornou a base da indústria de produção de vidro atual’, então vamos dar um crédito no respeito ao meio ambiente.
Fonte (http://www.o-i.com/About-O-I/Our-Story/)  


Desde quando viemos morar aqui, eu me admirava com a aproximação da natureza. Da varanda de nossa casa – ou da janela do quarto de nossa filha, apontava a minha câmera, uma Fuji S8200, a qual me proporciona um zoom de até 80x. Isto é incrível! Embora tenha que ficar limitado a alguns recursos, mesmo assim, algumas fotos, que não serão dignas de prêmios enchem meus olhos. E algumas delas, em um universo de centenas, trago aqui.












Mas o tempo passou. A crise veio e com isso, a fábrica fechou. Ainda lembro de ter visto alguns funcionários saindo cabisbaixos do enorme estacionamento da fábrica acho que no ano passado ou não mais do que dois anos. E é então que a natureza começa a ficar esquisita.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Conexões MSF inicia dia 11

Divulgação


Conexões MSF é um projeto que reúne exposições, filmes, intervenção artística, seminário, oficinas e conversas com o objetivo de conectar as pessoas à ajuda humanitária realizada pela organização Médicos Sem Fronteiras em cerca de 70 países. A diversidade de atividades espalhadas por onze locais da cidade de Fortaleza pelo período de 10 dias, visa atrair pessoas com os mais diversos interesses a olharem para o universo da ajuda humanitária e se sentirem verdadeiramente conectadas a ele e às realidades que o compõem.

Fique de olho na programação e participe!

DE 11/11 A 30/11
Exposição fotográfica “Conexões”
Local: Shopping RioMar (Piso L2, próximo à loja Schutz)
Horário: De segunda a sábado | 10h às 22h
Domingo | 14h às 21h

DE 14/11 A 11/12
Exposição “Caminhos da Vacina”
Local: Terminal Antônio Bezerra
Horário: De segunda a sexta | 11 às 19h
Sábados | 9h às 17h

11/11 – SEXTA-FEIRA
Oficina Campanha de Acesso
Local: Universidade de Fortaleza | auditório A3
Horário: 8h30 às 13h30

A partir da exibição do filme “Fogo nas Veias” e do debate entre Felipe de Carvalho, da Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais de MSF-Brasil, e convidado, discentes de Jornalismo serão convidados a cobrir a oficina, em forma de matéria jornalística; alunos de Direito debaterão soluções e encaminhamentos sobre as questões sugeridas por MSF; e os demais participantes poderão sugerir ideias de como popularizar o debate sobre as falhas e as transformações necessárias no modelo de inovação baseado em patentes. É necessário inscrição e as vagas são limitadas. Para participar e obter mais informações, acesse www.msf.org.br/conexoes

12/11 – SÁBADO
Diário de Arte
Local: Largo dos Tremembés
Horário: a partir das 15h

A atividade será realizada com apoio do Festival Concreto #3, em seu encerramento, e marcará a inauguração do Conexões MSF em Fortaleza com um painel grafitado por artistas convidados.

12/11 – SÁBADO
Seminário de Jornalismo – “Ajuda humanitária em pauta: como cobrir conflitos armados, desastres naturais e epidemias”
Local: Cine Cocó
Horário: 10h às 17h30h

As diversas questões que envolvem a cobertura de crises humanitárias serão discutidas pela diretora-geral de MSF-Brasil, Susana de Deus; a coordenadora de relações com a imprensa, Claudia Antunes; o jornalista do Nexo Jornal, João Paulo Charleaux; e o porta-voz do Acnur no Brasil, Luiz Fernando Godinho. Para participar, inscreva-se em: www.msf.org.br/conexoes

13/11 – DOMINGO
Contação de histórias com o grupo Costureiras de Histórias
Local: Centro Cultural Bom Jardim
Horário: 15h às 19h Olhos e ouvidos atentos: às 15h, enredos lúdicos adaptados e inspirados no trabalho de MSF pelo mundo serão apresentados às pequenas e aos pequenos de Fortaleza. Na sequência, haverá brincadeiras e oficina de arte, mostra de curtas infantis e apresentação do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada para fechar o dia.

13/11 – DOMINGO
Exibição especial: Affliction – O Ebola na África Ocidental
Local: Livraria Cultura - Shopping Varanda Mall
Horário: 19h

Para marcar a chegada do Conexões MSF em Fortaleza, o filme “Affliction – O Ebola na África Ocidental” será exibido. Em seguida, a diretora-geral de MSF-Brasil, Susana de Deus, e a psicóloga Ionara Rabelo debaterão o filme. A conversa será pautada pelo trabalho da organização e suas atividades na cidade.

16/11 – QUARTA-FEIRA
Trabalhe com MSF
Local:  Universidade de Fortaleza | auditório A3
Horário: 13h30 às 14h45

Local: Livraria Cultura
Horário: 19h

A psicóloga Mariana Fraga, o logístico Pedro Armelin e as médicas Aline Calixto e Ana Maria Amorim responderão a dúvidas sobre o trabalho com MSF e explicarão o processo de recrutamento. Para participar, inscreva-se em: www.msf.org.br/conexoes

17/11 – QUINTA-FEIRA
Contação de histórias com o grupo Costureiras de Histórias
Local: Sesc Fortaleza
Horário: 9h e 14h

17/11 – QUINTA-FEIRA
Exibição do filme “Acesso à Zona de Perigo”
Local: Porto Iracema das Artes
Horário: 19h

A médica Ana Maria Amorim responderá a perguntas do público após a sessão.

18/11 – SEXTA-FEIRA
Exibição do filme “MSF (Un)Limited”
Local: Livraria Cultura
Horário: 19h

O enfermeiro e vice-presidente do Conselho de Administração de MSF-Brasil, Mauro Nunes, responderá a perguntas do público após a sessão.

19/11 – SÁBADO
Contação de histórias com o grupo Costureiras de Histórias
Local: Shopping RioMar - Piso L2, próximo à loja Schutz
Horário: 16h30

19/11 – SÁBADO
Cinema a céu aberto: exibição do filme “Caminhos da Vacina”
Local: Truckville
Horário: 18h

Além da sessão a céu aberto, o público poderá conferir foodtrucks de diversas especialidades e música ao vivo. Após a exibição do filme, o enfermeiro e vice-presidente do Conselho de Administração de MSF-Brasil, Mauro Nunes, responderá a perguntas do público.

20/11 – DOMINGO
Exibição do filme “Fogo nas Veias”
Local: Cinema Dragão do Mar (Fundação Joaquim Nabuco – sala 1)
Horário: 19h

Felipe Carvalho (a confirmar), da Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais de MSF-Brasil, responderá a perguntas do público após a sessão. Atividades gratuitas e abertas ao público. Esperamos vocês!
http://www.msf.org.br/conexoes/

Fonte: http://www.msf.org.br/conexoes/

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...