sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Eu Fui: Aniversário 20 anos El-Betel

Tive uma maratona de fotos durante a comemoração dos 20 anos da Igreja Batista El-Betel. Decidi então reunir aqui os melhores momentos da grande festa de agradecimento a Deus.


Foram mais de 20 dias de festa e seria quase impossível escolher que fotos eu deveria publicar aqui. Então, como de costume, ao final desta postagem, tem o link para o álbum completo com mais de 400 fotos do evento. Mas não vá para lá agora não, tem algumas coisas boas para ler e ver até lá.

As crianças

É certo que temos crianças em todas as igrejas. Mas o carinho com que elas são tratadas pelo Pastor Valtinho gerou alguns momentos únicos para nós fotógrafos.


A foto acima na minha opinião foi a melhor que fiz. Não falo de cor ou tom, nem ao menos de contraste ou resolução. Falo daquilo que só a fotografia pode demonstrar: a emoção. E por falar em crianças, vejam algumas outras fotos abaixo com o tema.












Os pastores, diáconos e líderes

No primeiro dia, os pastores e alguns diáconos e líderes, entraram na igreja carregando bandeiras em uma momento muito emocionante para todos.













Só lembrando que no nosso álbum tem mais fotos certo? Mas tenha calma... vá lendo ; )




Dica Fotográfica

Durante os dias que eu fui fotografar, notei que dependendo do dia eu encontrava novas pessoas. Mas como controlar se aquela pessoa eu já fotografei? Eu usei o seguinte: "O lugar cativo". O lugar cativo é o local que provavelmente aquela pessoa senta todas as vezes que vai ao culto. Pode até variar alguns bancos para frente ou para trás, mas é quase sempre ali. Então, eu passava pelo corredor e buscava alguém para fotografar e raramente faria a foto dela novamente.

Entretanto, não era só apontar e clicar. Algumas pessoas ficam tímidas e viram o rosto, isto é sinal que não querem ser fotografadas, então deixe para lá. Já outras pessoas olhavam para você e continuavam ali sem expressar nenhuma reação, então eu mostrava a câmera como que pedindo licença para fotografá-la, geralmente consentiam com um discreto gesto; neste caso, fazia a foto. Mas também teve casos em que as pessoas sorriam, aí é fácil né!





Cuidado com os sustos! Nunca aponte a câmera de uma vez e saia fazendo as fotos. Isto pode incomodar mais do que você imagina. Parar por alguns segundos perto de quem se deseja fotografar e fazer contato visual com ela poderá lhe render boas imagens, não esqueça.

Existem também aquelas fotos que tinham que ser feitas. São fotos de momentos únicos. E veja que uma coisa leva a outra. Lembra que eu disse que andava por todos os corredores? Isto serve para dizer: "Ei! Há um fotógrafo aqui e você poderá ser fotografada a qualquer momento!" Embora eu já tenha tido a permissão - sempre pergunte até onde poderá caminhar em um evento, e subido no altar, este caminhar próximo irá aproximar você das pessoas. Pois bem, então nos momentos em que as pessoas se desligam do mundo e se entregam as suas emoções, faça algumas fotos.






Apresentações

Dança, teatro e louvor são ingredientes que não podem faltar em aniversários de igrejas. E os grupos se dedicaram muito e cada apresentação era aplaudida com entusiasmo, inclusive a das crianças do departamento infantil.



E também a da mocidade ou juventude como queiram.










Conferência Missionária

Povos e nações reunidas para adorar a Deus, este deveria ser o objetivo de todo o mundo. Mas enquanto este dia não chega, a igreja mostra como devemos fazer.


Estão me vendo na foto acima? Não! Então vou parafrasear um dito de fotógrafo:
"Eu estou em todas as fotos que eu faço. Estou nos sorrisos, nos olhares, na emoção dos meus fotografados."







Santa Ceia

Tivemos também durante os dias de comemoração, a celebração da santa Ceia. Um momento ímpar nas igrejas evangélicas.





Não posso deixar de comentar sobre esta última foto acima: o pastor servindo aos diáconos representa a humildade que os pastores devem ter perante a igreja - bom exemplo.

Batismo

E no último dia de festa, pela manhã, houve o batismo que é o momento em que as pessoas passaram pelo discipulado e agora irão "morrer para o mundo e viver para Deus."









Mais fotos?

Sim, no nosso álbum tem mais. Como havia comentado antes forma mais de 400 fotos e todas - ou quase todas podem ser vistas no álbum. Quase todas pois não fui para o aniversário do coral (fui fazer as fotos do aniversário do Ian), e não fui para o encerramento que foi no mesmo dia do batismo (fui fazer as fotos do aniversário do Benjamin).

Para ver mais fotos do aniversário da Igreja Batista El-Betel de Fortaleza, clique aqui.

Obrigado aos pastores e irmãos da igreja que confiaram em meu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...