quinta-feira, 7 de abril de 2016

Estação João Felipe

Conseguimos autorização para fotografar a estação ferroviária João Felipe que fica no centro de Fortaleza - Ceará. E para quem gosta de texturas como eu bem mostrei nas postagens sobre São Luis - Maranhão, foi um prato cheio... hum... mas faltou a sobremesa (depois explico).

Foto: Estação João Felipe 01 - by Lucas Filho

A estação João Felipe

Projetada e construída com planta do engenheiro Henrique Foglare, no local do antigo cemitério de São Casemiro praticamente com o trabalho dos retirantes da seca de 1877. Mas somente em 30 de novembro de 1873 teve sua pedra fundamental lançada e depois de um bom tempo, inaugurada em 9 de junho de 1880, em frente ao antigo "Campo da Amélia".

Mantém-se praticamente inalterada até os dias de hoje. O edifício desenvolvendo-se em um único pavimento, e domina completamente o espaço urbano da praça. A fachada do bloco central possui colunas sobre pedestal encimado por frontão triangular, e escadaria demarcando o acesso ao interior do edifício. As fachadas contíguas possuem fenestração com aberturas em arco pleno, arrematadas superiormente por cornijas e platibandas.

Fonte: Variações do texto encontrado em - http://www.estacoesferroviarias.com.br/ce_crato/professor.htm (VASCONCELOS, Amarílio de & FOGLARE, Henrique (1881). O prolongamento da Estrada de Ferro de Baturité ao Cariri e os Açudes na Província do Ceará. [Relatório]). Acessado em 06 de abril de 2016.

O trem da história

Me lembro da última vez que usei o trem. Morava no bairro da Bela Vista e fui até a estação do Couto Fernandes para ir ao Centro. Quando mais novo - bem mais novo, costumava colocar pedrinhas de brita nos trilhos para ver o trem esmagar as pedras. Certo dia um amigo colocou uma um pouco grande, o trem balançou tanto que ficamos ali, parados de olhos esbugalhados, e como dizia minha mãe "branco como almas". Depois da carreira que tomamos do guarda ferroviário, nunca mais voltamos a "brincar" com isto.

Foto: Estação João Felipe 02 - by Lucas Filho

Foto: Estação João Felipe 03 - by Lucas Filho


Olha o trem... que não vai partir

Dentro da estação ainda há uma locomotiva e alguns poucos vagões. No final desta postagem, vou deixar um vídeo que encontrei no YouTube que fala um pouco mais sobre a história do local.

Foto: Estação João Felipe 04 - by Lucas Filho

Dentro da locomotiva da foto acima, há "um mundo" de possibilidades para fotografar. Evidentemente, tomando cuidado para não se machucar devido a ferrugem e acima de tudo, não danificar o local.

Foto: Estação João Felipe 05 - by Lucas Filho

Foto: Estação João Felipe 06 - by Lucas Filho

Foto: Estação João Felipe 07 - by Lucas Filho

Esta última foto, mostra a cadeira do então maquinista. Dá para notar que ela está virada para a composição (o trem). Fiquei tentado em mudar a posição, mas não quis modificar nada. Veja as dicas fotográficas mais abaixo para saber mais sobre isso.

"Não cuspa no salão"

Há um dos vagões dentro da estação que é incrível. Dentro dele, ainda persiste uma poltrona com as esponjas originais. A sequência de fotos abaixo tentar mostrar a minha ida até a mesma.

Foto: Estação João Felipe 08 - by Lucas Filho

Foto: Estação João Felipe 09 - by Lucas Filho

Foto: Estação João Felipe 10 - by Lucas Filho

Foto: Estação João Felipe 11 - by Lucas Filho

Foto: Estação João Felipe 12 - by Lucas Filho

Dica fotográfica

Há momentos que ao chegar em um local, desejamos muito mudar a cena para uma melhor composição. Entretanto, devemos tomar o cuidado para não degradar o local ou objetos, bem como termos segurança no momento da foto.

Foto: Estação João Felipe 13 - by Lucas Filho

Acima, minha companheira. Uma lanterna com luz LED que ajuda não só na iluminação,mas para verificar se o local oferece perigo. Resolvi mostrar esta foto pois acho um item indispensável a qualquer fotógrafo. O piso das composições são em sua maioria de madeira e muitos tem buracos. Se não fosse a "LEDinha" rs... poderia ter tropeçado.

Outra dica é ter cuidado com o que vamos fotografar. Em uma das fotos, para se obter mais luz, tive que abrir um pouco uma janela. Mas como rangia bastante e estava muito enferrujada, não abri por completo para não danificar a janela, mesmo que isto tenha representado uma foto que me deu trabalho na edição.

A "sobremesa"

Lembra do que escrevi mais acima sobre prato cheio sem sobremesa? Pois bem, fiz as fotos em um dia chuvoso e estava torcendo para que abrisse aquele céu com nuvens "felpudas", mas não deu. A "sobremesa" eu estou esperando voltar à estação outro dia e fotografar o entardecer por lá. E isso depende novamente de autorização do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Ah, outro local bacana que encontrei para fotografar mas não me deram autorização, foi a Oficina do Urubu.  Localizada na Av. Francisco Sá, lá fica a antiga oficina dos trens do Ceará.

Se quiserem ver mais fotos de trens antigos em nossa cidade, torçam por mim, pois esta postagens estão sendo encaminhadas para o pessoal do IPHAN e da Oficina do Urubu... quem sabe né?

O vídeo

Este vídeo mostra um pouco da história da estação João Felipe.



Mais fotos no álbum

Outras fotos no nosso álbum. clique e confira

https://goo.gl/photos/Ys6DtCxnDoLUude2A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...