quinta-feira, 16 de abril de 2015

Eu fui: Parque Engenhoca

Sabe aqueles dias que você sai de casa com uma vontade louca de passear (no meu caso fotografar) e acaba saindo por ai procurando as placas de um lugar que você já ouviu falar mas não tem ideia de como se chega? Pois é... pode até dar certo. Quer saber como foi? Então continue lendo.

Foto: Engenhoca 01 - By Lucas Filho

A "odisseia"

Fui com a família para o EcoPoint para passar o dia por lá na busca de fazer fotos de animais exóticos. Sim, animais exóticos dentro da cidade de Fortaleza-CE... mas vejam só, estava fechado. "Jurava" que tinha visto que naquele feriado o parque funcionaria. Frustração. Então pegamos o carro e saímos rumo ao YPark, entretanto no meio do caminho, decidimos conhecer o Parque Engenhoca - já que o YPark já conhecemos (posto as fotos depois).

Pegamos então a estrada e literalmente olhando as placas na busca do Engenhoca e entre uma parada e outra para perguntar como chegar até lá, finalmente encontramos.
"O Engenhoca Parque é um lugar para a diversão e bem estar da família inteira. Em meio a uma área de extensa natureza, que abrange três ecossistemas: praia, sertão e manguezal - o Parque Engenhoca traz para o Ceará uma excelente opção de entretenimento com cultura. São muitas atrações de aventura, como tirolesas, arvorismo, caiaque, pedalinho, bola d´água, aerojump etc; além das atrações de lazer, como trilha ecológica, trilha de bicicleta fazendinha e muito mais opções para diversão de adultos e crianças."
Fonte: Parque Engenhoca

Foto: Engenhoca 02 - By Lucas Filho

O Engenhoca tem uma vantagem de ser pequeno em comparação ao YPark, desta forma, todas as atrações são próximas, por exemplo, o restaurante fica perto do bicicletário que fica perto da tirolesa. Assim, dá para ir de uma atração a outra em pouco tempo. Mas não é por isso - ser pequeno, que o Engenhoca não vai encantar. Tem atrações para a criançada que até da vontade de nós adultos também participar, ou será que você nunca desejou um carrinho desses quando criança?

Foto: Engenhoca 03 - By Lucas Filho


O restaurante

Quando a fome do meio dia apertar, podemos ir ao restaurante Moenda e aproveitar os pratos disponíveis, além do aconchego de sua decoração.

Foto: Engenhoca 04 - By Lucas Filho

Foto: Engenhoca 05 - By Lucas Filho
O restaurante oferece  pratos a la carte, petiscos, sobremesas e um buffet self service.


Museu Engenho Colonial

O museu do Engenho Colonial conta a história do engenho o qual deu origem a Cachaça Colonial. A exposição consta de objetos, que pertenceram ao primeiro engenho do Sítio Colégio, bem como objetos adquiridos posteriormente, que compõem uma narrativa que perpassa pela história econômica da cidade de Aquiraz e se entrelaça com a história colonial de nosso país.

O Museu do Engenho Colonial foi inaugurado em janeiro de 2012 e já está aberto para visitação.
Fonte: Parque Engenhoca

Foto: Engenhoca 06 - By Lucas Filho

Foto: Engenhoca 06 - By Lucas Filho

Foto: Engenhoca 07 - By Lucas Filho

Algumas peças do museu também mostram outros objetos como telefones antigos e outras particularidades. Não deixe de conferir as outras fotos no link ao final desta postagem.

Lojinha

Como é de se esperar, no Engenhoca temos uma lojinha com artigos que levam a marca do parque e demais objetos de artesanato.

Foto: Engenhoca 08 - By Lucas Filho

Foto: Engenhoca 09 - By Lucas Filho

A lojinha não nos trás boas recordações. Quando saímos do parque, fizemos uma foto junto ao letreiro do parque e minha esposa deixou uma bolsa que havia comprado lá no chão para posar para a foto. Só demos conta da falta da bolsa quando chegamos em casa.. olhá só, se alguém do Engenhoca ler esta postagem, se quiserem, aceitamos uma bolsa de vocês de brinde tá : )

Ruínas dos Jesuítas

Datadas de 1726, as Ruínas Jesuíticas são memórias da história da passagem dos jesuítas por Aquiraz no período do Brasil Colônia. No local, funcionava uma hospedaria de Jesuítas, onde havia também a catequização dos nativos.

Foto: Engenhoca 10 - By Lucas Filho

Foto: Engenhoca 11 - By Lucas Filho

Capela

A capela localizada dentro do parque aceita a realização de casamentos.

Foto: Engenhoca 12 - By Lucas Filho
Ah, e não esqueça. Se for casar por lá - ou em qualquer outra igreja ou templo, nos contrate, pois teremos o maior prazer de registrar este momento ímpar na sua vida.

Fazendinha

Bois, vacas, coelhos, galinhas, patos cabritos e porquinhos da índia são alguns dos animais presentes na fazendinha do Engenhoca Parque Ecoeducativo. A proposta do espaço é promover a interação com os bichos, proporcionando conhecimento sobre sua rotina e hábitos. Na frente de cada espaço há uma placa informativa com curiosidades sobre cada bicho.
Fonte: Parque Engenhoca

Foto: Engenhoca 13 - By Lucas Filho

Foto: Engenhoca 14 - By Lucas Filho

Espaço Engenho Colonial

O Espaço Engenho Colonial passou por uma reforma geral e hoje conta com uma ambientação aconchegante e rústica, que remete ao período do Brasil Colônia, com forte influência da decoração portuguesa.
Fonte: Parque Engenhoca

Foto: Engenhoca 15 - By Lucas Filho

E para fotografar...hum...

Se deseja usar o espaço para fotografar como fazer um book por exemplo, devemos pedir autorização e pagar uma taxa de cerca de R$ 100,00. Vale salientar que fotos pessoais são permitidas, mas se você aparecer por lá com flash e sombrinhas saiba que deve comunicar a administração antes de começar. Mas como eu estava lá de passeio,tirei a foto da minha modelo (GoPro) rs...

Foto: Engenhoca 15 - By Lucas Filho
E o garotão lá em cima em seu veículo é o meu outro modelo de passeios fotográficos.

Veja mais fotos

Para acessar o álbum do Engenhoca e ver mais fotos, clique na imagem abaixo:

Clique na imagem para acessar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com