quinta-feira, 23 de abril de 2015

FLISOL 2015 - Palestra sobre fotografia digital

Solicitei a minha participação no FLISOL - Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre, e estarei palestrando sobre fotografia digital. Mas o que este evento terá de bom para fotógrafo ou não?

Foto: Pinguim natação -  PixaBay

Software Livre?

Softwares livres são programas de computador que podem ser usados livremente sem a necessidade de pagar licença para seu uso. Não devemos confundir com softwares gratuitos. Um software pode ser gratuito, mas não livre. A liberdade que se indica neste software tem 04 bases:

  1. Usar;
  2. Copiar;
  3. Distribuir;
  4. Modificar.

Sendo que está última - modificar, a sua principal característica. Seria como você morar em uma casa de aluguel (software proprietário - paga licença), e não pode modificar a estrutura da casa. Mas sendo a casa já sua, você pode derrubar uma parede ou subir outra, pois você é... veja só... livre!

E na fotografia

A fotografia digital tem diversos softwares pagos para manipulação de imagens como o Photoshop, Lightroom entre outros. Já na categoria de softwares livres temos o Gimp (GNU Image Manipulation Program) - algo como programa de manipulação de imagem GNU. O Gimp tem versão para ser usado em Windows, MAC e Linux.

O que veremos na palestra

A nossa palestra vai mostrar o básico da fotografia: composição, enquadramento, linhas guias e ângulos. Veremos também como podemos obter uma foto no mínimo digna de publicar nas redes sociais. E ao final, veremos um pouco de retoque fotográfico com o Gimp.

E o pinguim da foto?

O pinguim chama-se Tux, é a representação do Linux (Sistema operacional - assim como o Windows). Entretanto, o mascote Tux passou a representar praticamente tudo relacionado aos Softwares Livres.

Informações do evento

"O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre - FLISoL é um evento internacional, realizado anualmente, e que ocorre de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. O FLISoL é um evento descentralizado, onde diversas comunidades organizam e realizam seu festival, de forma voluntária, tendo como principal objetivo promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral. O FLISoL acontece, historicamente, no 4º sábado de abril."
Fonte: http://flisolce.org/

Se você é fotógrafo iniciante, não perca este evento, pois além de nossa palestra, será uma grande oportunidade de exercitar a fotografia de eventos.

Data: 25-Abr-2015 (sábado)
Horário: 08:00 h - 17:00 h
Local:  IFCE Campus Fortaleza- Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica
Inscrição - GRATUITA: http://flisolce.org/


Obs: Até o momento, eu não tinha a informação de que horário ou período será a minha palestra. Assim que tiver a informação publico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...