segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Como assim fotógrafo?


Depois de um bom tempo "andando pelo deserto", me deparei com uma nova missão na minha vida: registrar os melhores momentos da sua. Mas o que é ser fotógrafo?

Antes de definirmos o que é ser fotógrafo, devemos saber o que é fotografar.
"Fotografar, é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração."
(Henri Cartier-Bresson, 1994)
Se atentarmos bem a frase do grande mestre Bresson, veremos a palavra "coração". Não adianta ter o melhor equipamento se não houver paixão no que se faz - isto é fotografar.
Para mim, fotografar é eternizar um grande momento da sua vida. Seja através de um gesto, de uma expressão, de um lugar. É transmitir de uma imagem,não só os pixels, mas o sentimento, a emoção e o clímax que você deseja eternizar.

Espetáculo Le Cirque

Muitos se definem fotógrafos, mas o que vemos - na minha modesta opinião, são fotos toscas, sem sentido, lavadas (sem tratamento de cores), expostas em álbuns do FaceBook onde lemos com clareza "Fulano Fotógrafo".
Hoje em dia, com a oferta de celulares cada vez mais voltadas para imagens, vemos uma enxurrada de fotografias por toda a rede. Caímos então na pergunta clássica: "Quem faz a foto é a câmera ou o fotógrafo?"

Filtros, efeitos especiais, montagens e afins, distorcem a imagem em sua realidade. Entretanto, em sua busca pela perfeição, queremos sempre ter as nossas fotos sem rugas, mais altas, mais baixas, magras ou mais gordinhas. Somos reféns de um padrão de imagem que temos - ou não, que seguir. E ai de você colocar uma foto sua no Instagram sem os efeitos disponíveis, agindo assim até não parece você. Não tenho nada contra os efeitos, uso e muito, o que não incentivo é o exagero. Há fotos tratadas principalmente em preto e branco que até faz as pessoas parecerem de plástico.

Por trás do LCD ou do visor óptico deve haver um olhar que vai além da percepção das formas geométricas e das regras de composição. Devemos ter uma visão que, ao olharmos para um jardim, possamos enxergar beleza até mesmo nos cactus.

Beleza - Hotel Parque das Fontes

Ser fotógrafo é ir a um casamento sabendo de todos os momentos da cerimônia e não sair correndo para fotografar a troca de alianças pois estava você na mesa de doces discretamente adoçando o seu paladar. Ser fotógrafo é olhar para um momento e saber que ele é único e por isso deve ser registrado para sempre.

Ananda - Foto pessoal
Mas e para você, o que é ser fotógrafo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...