terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Fotos da nossa primeira caminhada - 40Photos e Fortaleza a Pé.

A previsão de chuva era de 50%. Mas no dia marcado nenhum dúvida restou, era um sol daqueles de esquentar tudo. Mas no decorrer da caminhada tudo ficou mais confortável. E a aula de história "orquestrada" por Gérson Linhares, foi contagiando a todos. Era tanta informação interessante que eu não sabia se fotografava ou ouvia os grandiosos relatos de nossa história.

Foto: Igreja do Rosário - by Lucas Filho

Caminhar pelo centro de Fortaleza requer muita atenção, principalmente se você vai para fotografar. Mas com um grupo tão numeroso - cerca de 60 pessoas, deu para se sentir mais seguro. Não que isto não faça com que nos descuidemos, mas as fotos ficaram mais a vontade.


Um conhecimento invejável

Fatos históricos que poderiam virar uma conversa de horas e mais horas regadas com um bom café - e bolo mole por favor. Foi esta a impressão que tive do pesquisador e turismólogo Gérson Linhares do projeto Fortaleza a pé. Além de dominar o assunto, a simpatia, o bom humor e a caracterização deixava um ar descontraído ao mesmo tempo instrutivo.

Foto: Gérson Linhares - by Lucas Filho

Olha o bondinho

Não sabia, mas tem uma parte do centro que guarda as lembranças onde por um dia, tivemos um bonde passando.

Foto: Mascas do bondinho - by Lucas Filho
Eu nunca iria imaginar que na R. Gen. Bezerril, essas linhas, indicavam os antigos trilhos do bondinho.

A metamorfose do centro

Acho que a praça que mais sofreu mudanças significativas na história do Ceará foi a Praça do Ferreira. Foram mais de 05 modificações ao longo desses anos. Do projeto inicial, apenas a ideia da coluna da hora no centro da praça. E uma coisa que pude observar é que cada vez mais está mais difícil de fotografar o centro, não por sermos uma das capitais mais violentas do mundo, mas por termos cabos e fios espalhados por toda parte escondendo os antigos casarões hoje ocupados por bancos e empresas.

Foto: Não lhe reconheço - by Lucas Filho

Passeio público

Um dos meus lugares favoritos no centro é passeio público (Praça dos Mártires). De lá, podemos ver o mar e toda a beleza que o ar sem prédios a frente pode nos proporcionar. Usado antigamente como point dos prostíbulos de nossa cidade, hoje oferece um bom lugar para as famílias. Embora alguns "estabelecimentos para maiores de 18 anos" ainda funcionem nas proximidades.

Foto: Reflexo do passeio - by Lucas Filho

Foto: "Me ajude" - by Lucas Filho

Foto: Passeio público e seus bancos - by Lucas Filho

Mercado Central

O mercado central de Fortaleza reúne muito do artesanato cearense como também comidas típicas da nossa região. Não fomos até o mercado mas a imagem abaixo mostra um pouco deste gigante cultural.

Foto: Mercado Central - by Lucas Filho
Futuramente, pretendo fazer algumas fotos do interior do mercado. Que tal vir comigo?

Catedral - Igreja da Sé

A catedral cearense é uma grande construção em estilo gótico. Curiosamente fui perguntado por um turista que aparentemente era do Rio de Janeiro (pelo sotaque) que estava fotografando a catedral junto com a família. Ele me perguntou quando a catedral foi construída e lhe respondi que ela tem mais de 150 anos. Exagerei?... Acesse este link!

Foto: Catedral 01 - by Lucas Filho

Foto: Catedral 02 - by Lucas Filho


Dica fotográfica 01

A dica dessa postagem é uso do flash. Em situações onde você deseja iluminar o que está a sua frente e não perder o que está por trás na sua visão. O uso do flash é quase obrigatório.

Na imagem abaixo, ao fazer a leitura (uso do fotômetro) do céu, a câmera indicava  que eu tinha muita luz. E se fizesse na estátua, a indicação era o contrário. Então, a princípio, eu tinha que escolher o que eu gostaria de mostrar. Entretanto, ao fazer a leitura no céu e ajustar a câmera para tal, ativando o flash, aquilo que está mais próximo será então iluminada pelo flash. Fazendo com que a estátua aparecesse.

Embora pareça ser uma dica infalível, é sempre bom fazer várias fotos, para então podermos escolher a que mais nos agrada - e não esquecer também da edição.

Foto: Estátua - by Lucas Filho
Obs: A base da estátua está desfocada devido a uma sujeira que havia no filtro que eu usei na hora de fazer a foto. Só notei isto depois na edição. Vou voltar lá novamente e refazer a foto - antes que inventem de mudar a praça!

Dica fotográfica 02

Se você é fotógrafo amador e deseja aprender mais sobre fotografia, quando lhe convidarem para uma caminhada fotográfica, fica a dica: VÁ!

Mais fotos

Se desejar ver mais fotos, acesse o nosso álbum.

https://goo.gl/photos/Q8ViAHYwtjiJYhf56

Clique na imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...