terça-feira, 5 de setembro de 2017

O que é mais importante no seu evento?


Decidi escrever esta postagem depois de ter ido fotografar tantos eventos entre aniversários, casamentos e outros e acabei descobrindo que as pessoas esquecem do mais importante em um evento. Quer descobrir? Leia até ao final.



Quero falar com você sobre paixão. Sim, ser apaixonado pelo que você faz é uma das premissas do que eu considero o mais importante na vida. Sabe, fico frustrado quando uma pessoa chega para mim e solicita um orçamento e depois que recebe simplesmente some. Não que o valor que cobro seja o maior, ou minhas fotos não justifiquem o que eu enviei, mas muitas pessoas não notam que a busca da felicidade pode estar ali, bem perto e acabam indo tentar obter a satisfação em algo que ela sabe – em seu íntimo, que não ficará plenamente realizada. Sofro não por não receber o que pedi, sofro pois percebo quão boas imagens poderiam ter sido feitas e o quanto estas imagens fariam as pessoas felizes ao olhá-las.


Outra noite, durante um evento, uma das convidadas me confidenciou que a sua filha fez o aniversário de sua neta em um buffet. Comida e bebida não faltaram. Mas sabe o que não teve? Sim, não teve um fotógrafo. Fotos foram feitas sim, de celulares e tablets. O resultado foram fotos que eu chamo de “fotos da inquisição” com vários membros amputados. “Fotos deformações” que são fotos que as pessoas ao verem dizem: “Esta não sou eu, estou muito feia!”

A pessoa com um celular pode ter a melhor das intenções. Pode ter o lançamento do ano na mão que pode até custar mais do que uma câmera quase profissional, entretanto, a fotografia não se resume ao equipamento, a fotografia é: sentimento, é olhar para o mundo de uma forma diferente. Por exemplo, a fotografia de um grupo de pessoas jogando futebol de botão poderia passar desapercebido pelo olhar do dono do celular. Mas, aquela imagem não mostra pessoas jogando, mas sim uma família reunida – um sentimento. Então cabe ao fotógrafo, fazer a foto.



Então, quando se contrata um fotógrafo, você não está contratando uma câmera, mas sim uma pessoa que sabe olhar para você não como você fosse um cheque, mas uma pessoa que deseja ser feliz. E é através da fotografia que estes momentos serão eternizados.

A foto acima poderia ser uma imagem comum se não fosse a marca de batom na mão do noivo. O beijo foi dado na hora da troca de alianças.

A comida, a bebida e o DJ

Não quero menosprezar os outros profissionais que atuam em uma festa. Todos são igualmente importantes, inclusive nos proporcionam excelentes registros fotográficos.




Mas, eu quero levar você a uma reflexão: Qual a última festa que você foi? Pode ter sido um aniversário, casamento, formatura. Você consegue rever em sua mente alguns detalhes? Qual o sabor do suco que você tomou? E os docinhos, você atacou a mesa também? E o cheiro do local, consegue lembrar? Se sim, como se sente? Agora, olhe para as fotos que você fez naquele dia. Mesmo talvez saindo toscas, borradas, as fotografias despertam em você – lógico se a sua experiência foi positiva, um sentimento de felicidade nostálgica. As fotografias lhe transportam novamente para aquele momento despertando dentro do seu coração a felicidade, um sentimento.


Em um evento, as flores naturais durarão até 08 horas. A comida, após a digestão, serão expelidas em 02 horas em média. As lembrancinhas enfeitarão uma casa em média por até 01 ano. Mas as fotografias, ah… as fotografias, durarão para sempre.

Momentos únicos

O fotógrafo, é alguém que consegue enxergar um mundo diferente dos outros convidados. É aquele que está atento aos momentos extraordinários, de sorrisos espontâneos, de gestos de carinho vistos de uma forma que ninguém poderia imaginar.




O abraço fraterno de gerações (foto mais acima) ou a lágrima que rolava no rosto na hora do primeiro beijo de casados, não são as fotos mais técnicas, mas as que geram sentimentos que são as mais importantes.

O valor das coisas

Todos nós damos valor a tudo. Mas você que dará aquela festa, faça para você e para quem você vai homenagear. Pode ter certeza, alguém vai sair reclamando que a comida estava fria ou quente demais. Que a água estava quente e até mesmo que foram poucos os docinhos. Costumo até dizer que seus verdadeiros amigos iriam para a sua festa mesmo que você dissesse que serviria uma ovarada (ovo cozido, frito, mexido, etc), pois estes possuem sentimentos por você e é este mesmo sentimento que o fotógrafo tem que ter pelo seu dia.

Afinal, o que é mais importante?

Tudo é importante. Contudo cada detalhe em seu evento tem a sua importância. Se deseja investir em decoração para mostrar aos convidados todo a sofisticação que você tem, que seja o mais importante. Se não deseja que as pessoas fiquem com fome no seu evento, invista em comidas e bebidas então. Mas se deseja, levar para o resto de sua vida algo palpável, algo que você poderá daqui há muitos anos mostrar para todos este momento e voltar a sentir o calafrio que deu em você naquela dança, ou sentir o abraço gostoso daquele momento, invista em fotografia. Na verdade, invista em sentimentos.



Que Deus abençoe você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...