sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

World Press Photo - Eu fui!!!

Signal - John Stanmeyer
Sabe o que faz um fotógrafo?... Não, não faz só fotos, ele se enche de cultura. Mas e você, já se encheu de cultura hoje? Não?! Pois aí vai uma dica. No último dia 19 de fevereiro (2015), fui até a Caixa Cultural - Fortaleza, visitar (pela segunda vez) a tão aclamada WPP 2015. Nunca tinha ido à Caixa Cultural e me impressionei com a estrutura do local. Um jardim bem bacana e escadas acredito que sejam de estilo colonial, nos conduzem até a exposição. Então resolvi relatar o que vi por lá.
"A World Press Photo é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1955, na Holanda, que premia anualmente as melhores fotografias publicadas na imprensa mundial. Em sua 57ª edição, o WPP contemplou trabalhos de 53 fotógrafos provenientes de 25 países, divididos em categorias como: Política, Economia, Esportes, Cultura e Natureza. A exposição traz a Fortaleza 143 fotos vencedoras do prestigiado concurso internacional de fotojornalismo."
Forehand Forward - Al Bello
As imagens tem uma qualidade incrível de impressão. E segundo um "tímido aviso" que por lá se encontra, a impressão foi realizada por uma Canon (Océ Arizona - veja). Por mais que eu me esforce e coloque aqui as imagens em alta resolução - que não é o caso, a imersão do nosso olhar nas fotografias faz toda a diferença. Inclusive temos, quem diria, imagens com ruído.

Reprodução parcial da imagem - Lucas Filho (40Photos)
Será que uma foto dessas feitas por uma amador "os críticos" diriam que o ruído estragou a imagem?

Continuando a nossa visita, me deparei com fotos fortes, pois tratavam da única certeza de nossas vidas: a morte.

Final Embrace - Taslima Akhter

Boston Marathon Bombing - John Tlumacki
Há também fotos que terão um significado muito além do local onde foram feitas, pois a sua importância é global. Um exemplo disso é as imagens do velório de Nelson Mandela.

Farewell Mandela - Markus Schreiber
E por fim, deixo a imagem que eu mais gostei. Entretanto o tema em si é um dos mais horripilantes. 
"Um fabricante de bombas destinadas às forças rebeldes sírias trabalha numa fábrica de bombas improvisada em Alepo, na Síria. À medida que a guerra civil se prolongou pelo seu segundo ano, eclodiram conflitos entre fações das forças da oposição armada. Grande parte da luta interna foi dirigida contra grupos islâmicos que pretendiam impor as leis da sharia. As tropas governamentais aproveitaram a oportunidade para lançar ataques concertados nas áreas dominadas pelos rebeldes."
Bomb Maker in Aleppo - Moises Saman

É vital que os amantes de fotografia visitem exposições. Principalmente se você está iniciando. mas vai aqui algumas dicas para você que deseja apreciar as fotos em qualquer exposição:

  1. Procure um guia na exposição - quando houver, para se informar mais sobre o fotógrafo e o tema;
  2. Se tiver filhos, leve-os. Entretanto, eu tive que ir a exposição duas vezes, pois na primeira a minha filha de 02 anos corria pelo salão e vez ou outra tinha que correr atrás dela e colocá-la nos braços - cansativo, mas mesmo assim a amo demais : )
  3. Mantenha uma distância das imagens - não toque nas mesmas, muitas vezes a textura está na imagem, não no papel. Podemos até nos aproximar para vermos detalhes, mas há casos;
  4. Passar menos de 05 segundos em cada imagem não quer dizer que você apreciou a imagem, você apenas a viu como aquele ônibus que perdemos e o vemos passar a nossa frente;
  5. Convide, divulgue, curta e espalhe sobre as exposições que você souber nas redes sociais e em conversas com amigos. Organize grupos e vá. Só assim, você vai descobrir mais sobre fotografia.

E então, você foi? Ficou com vontade? Vai mesmo?... Deixe nos comentários do nosso blog e em nossa FanPage - https://www.facebook.com/40photos o que você mais curtiu por lá.

Caixa CulturalEndereço: Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema - Fortaleza-CE (Próx. Dragão do Mar)
Data: 28/01/2015 a 01/03/2015 Como Chegar Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 20h. domingo, das 10h às 19h.
Local: Galeria 1 e 2
Entrada: Valor do Ingresso: Gratuito

2 comentários:

  1. Compareci a exposição e tomei um porre de cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Denise, a qualidade dos trabalhos é impressionante. Quem deseja ser fotógrafo de verdade e não um "apertador de obturador", não pode deixar coisas desse tipo passar. Afinal, ver uma exposição como esta é muito raro aqui no Ceará.

      Obrigado por seu comentário.

      Excluir

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...