segunda-feira, 27 de julho de 2015

Eu Fui: Encontro de pastores do Ceará

No último sábado (25-jul), fui fotografar mais um evento dentro da grande mobilização do Festival de Esperança que ocorrerá em nossa cidade - Fortaleza-Ceará, em outubro que contará com a presença de Franklin Graham filho de Billy Graham, um dos maiores evangelistas do mundo. E evento deste porte, com palestrantes internacionais neste café da manhã, é apenas uma amostra do que vem pela frente.

Foto: Esperança 01 - by Lucas Filho



O café da manhã com líderes e pastores de igrejas evangélicas do Ceará, teve como intuito mostrar as novas igrejas que aderiram ao evento e as que já participam, das ações que serão realizadas nos meses de agosto, setembro e outubro. O espaço escolhido para este acolhimento foi o Centro de Eventos do SEBRAE.

Foto: Esperança 02 - by Lucas Filho

Foto: Esperança 03 - by Lucas Filho

Irmãos e irmãs

Sem placas de igreja, sem favoritismos, somente entregas, foram assim as quase quatro horas deste momento mágico entre tantos homens e mulheres de fé. E as coisas fluíram tão harmoniosamente que todos ali sentados, inclusive os pastores internacionais em cadeiras de plástico, eram todos - como diz na Bíblia, um só corpo em Cristo.

Foto: Esperança 04 - by Lucas Filho

Foto: Esperança 05 - by Lucas Filho

"O bom pastor"

A pregação final ficou a cargo de Pr. David Ruiz Garcia evangelista da Associação Billy Grahm para a América Latina. O tema, o bom pastor, mostrou a todos algo que as vezes esquecemos, o sacrifício de Jesus Cristo. Em sua palavra o Pr. David Ruiz, indagava o que seria um bom pastor. E sinceramente foi difícil fotografar durante a pregação. Se as vezes eu fico com a minha filha no braço em muitos passeios e fotografo, o desafio neste momento foi fotografar e não se deixar levar pela emoção das palavras que o pastor discorria. Não foi difícil encontrar pessoas chorando e por isso, me atentei a fotos mais do pastor.

Foto: Pr. David Ruiz Garcia - by Lucas Filho

Dica fotográfica: Esconda-se da câmera, é uma boa ideia

Já devem ter lido que eu estou neste projeto como voluntário. Mas não é por isso que farei isto de forma relaxada. A dica de hoje é como devemos nos comportar quando estamos trabalhando como segundo fotógrafo. Reuni abaixo algumas dicas:
  • Você está lá para trabalhar e não para comer.
    Embora seja muito convidativo "uma boquinha livre", seja responsável e não ataque a mesa. Em outro momento, quando o evento já estiver em outro local dar uma passada rápida para tomar um café pode ser. Mas sair de casa sem comer nada e "fazer a festa" na hora do trabalho não dá né;
  • Saia da frente da lente do fotógrafo principal.
    Quando algo de novo acontece durante o evento, por exemplo, neste caso tivemos várias pessoas falando no altar. Eu saia da frente do altar e localizava o fotógrafo principal. Esperava ele fazer as fotos. Depois quando ele saía, me aproximava e fazia as minhas fotos. Tudo para que eu não aparecesse nas fotos do evento;
  • Pergunte o que deve ser feito e faça.
    Todo evento sério tem uma programação. Checar a mesma é interessante para saber quais momentos devem ser mais fotografados. Saiba quais as pessoas mais importantes no evento - embora todas sejam, há sempre aquelas pessoas que devem ser fotografadas. Seria como fotografar um aniversário mas não o aniversariante;
  • Não deixe para entregar as fotos depois.
    Tive um grande problema recentemente com algumas fotos que giz na ExpoEvangélica. Apaguei acidentalmente a maioria das fotos. Poderia ter passado as fotos para o fotógrafo principal, mas deixei para fazer isto depois e deu no que deu - não tive fotos para passar : (.

Muitas fotos

Fiz fotos de muitos pastores e líderes que subiram ao altar e tem muito mais fotos em nosso álbum.

Foto: Esperança 06 - by Lucas Filho

Foto: Esperança 07 - by Lucas Filho

Foto: Esperança 08 - by Lucas Filho

Foto: Esperança 09 - by Lucas Filho

Acesse o nosso álbum e confira mais fotos.

https://goo.gl/photos/7jPrDHYVP7NXjrmD7

Clique na imagem para acessar o álbum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com