segunda-feira, 20 de julho de 2015

Ide e pregai o evangelho - e fotografe

Como cristão eu não posso deixar de seguir as ordens que Jesus Cristo nos deixou. Uma delas está escrito no evangelho de Marcos, capítulo 16 e versículo 15 ("E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.") O "Ide" é uma ordem direta, e como faço parte de um grupo de evangelismo da igreja que congrego, é um prazer em realizar. Entretanto, um fotógrafo ter que ser discreto e rápido para não atrapalhar a ação social ou ficar chamando a atenção com a sua câmera de última geração. Mas como fazer isto, como se tornar praticamente "invisível" e obter imagens significativas?

Foto: Em oração - by Lucas Filho
Adoro fotografar e quando o tema é de meu interesse ainda mais. A comunidade Rosalina fica cerca de 15min (em caminhada) da igreja que congrego - Canaã (Sede). Entretanto, para ajudar na logística, três carros foram para o local da ação no período da tarde. Pela manhã, o nosso líder da juventude Pr. Edvan Chaves junto com os jovens da JUC - Juventude Canaã a qual também fazemos parte, levaram profissionais de corte de cabelo e outros serviços sociais para a comunidade. Mas não pude ir pela manhã, então só fiz fotos deste período.

Pintura de pele

Chegamos ao local do evento cerca de 14:00hrs. O local foi limpo pela própria comunidade. Retiraram entulhos e capinaram o local para receber a ação social alguns dias antes. Deixo aqui os meus parabéns aos moradores, que quando conversávamos na semana anterior ao evento, se mostraram muito empolgados e comprometidos, um dos irmãos chegou a me dizer que se era para fazer a felicidade das crianças do bairro eles iriam ajudar - e deu certo.

A primeira coisa que fizemos foi reunir as crianças para pintar figuras de coração, estrelas, sol e tudo o que nos pediam - e conseguíamos, pintar. Parece bobagem, mas a felicidade de uma criança não inicia com um presente grandioso e caro, as vezes basta uma pequena, singela e sincera oração.

Foto: Em oração singela - by Lucas Filho

Foto: Pinturas - by Lucas Filho

A mensagem

Na grande maioria das ações sociais que realizamos, o nosso maior público são as crianças. E não podemos passa ser ter uma mensagem através de figuras e cartazes falando do amor de Deus. Do respeito para com os pais, sobre cidadania.

Foto: A mensagem - by Lucas Filho

A peça

Evangelismo é muito mais que entregar panfletos, é demonstrar o talento que Deus nos deu para glorificar o nome Dele. E pensando nisso, o nosso grupo levou uma peça que falava de pessoas que foram curadas por Jesus e perplexos, o viram crucificado. Depois disso, Cristo apareceria ressuscitado e finalizando, uma conversa e oração com as crianças.

Foto: Peça teatral 01 - by Lucas Filho

Foto: Peça teatral 02 - by Lucas Filho

O coral

Imagine reunir algumas crianças e faze-las sair da realidade dura em que estão inseridas e por alguns instantes transformá-las em participantes de um lindo coral. Vou lhes confessar uma coisa: Foi incrível! Eles cantaram a primeira vez meio tímidos e ao terminarem foram ovacionados ao som de: "mais um,... mais um,..." E para o nosso deleito e dos moradores que pelas janelas, pelas esquinas olhavam espantados, eles cantaram novamente o louvor O Amor do nosso Deus.

Foto: O coral "e a cadela" - by Lucas Filho

A imagem mais bonita sobre o coral eu não fiz porque era muito íntima. Durante o coral, uma das mães chorava ao ver a sua filha cantando, pensando talvez no futuro da filha. Confesso que, neste momento, não só ela estava em lágrimas,... deu pra entender né : )

Dica fotográfica

A nossa dica de hoje diz respeito a discrição ao fotografar. Quando termino algum trabalho fico na expectativa de saber como ficaram as fotos. No caso deste evento, embora não visse problemas em usar uma câmera maior, optei e segui orientações do líder do nosso grupo - Irmão Hilton, em não levar uma câmera grande. Fiz então as fotos com o meu celular - sim eu sei, estou devendo uma postagem sobre fotografia com celular : (

O problema com uma câmera grande é que as crianças iriam ficar muito curiosas com aquela lente crescendo e diminuindo (super zoom). E até se acostumarem a serem fotografadas levaria muito tempo. Então, levava o celular dentro do bolso ou escondido na mão. Parava em uma posição e esperava todos olharem para mim, quando não tinham mais interesse em minha presença, só fazia apontar e fotografar, pois nesse meio tempo, já olhava o melhor ângulo.

Se misturar entre as pessoas - a grande maioria dos irmãos estavam com o fardamento do evangelismo, ajuda bastante. É se posicionar, olhar, fotografar e sair. Mesmo sendo flagrado pelo olhar de uma das crianças.

Foto: Cabelos prontos - by Lucas Filho
Foto: Misturando - by Lucas Filho

Sabe, adoro fotografar. E o meu sonho é sair pelo pais, fotografando e pregando (não as fotos: sermões, rs...) nas cidades. E de todas as imagens que eu fiz, uma que mostra bem o nosso trabalho.


Foto: Carrapichos - by Lucas Filho

E ao final do evento, tivemos um momento de reflexão com a Palavra de Deus sendo pregada pelo irmão Dorival.

Para ver mais fotos acesse o nosso álbum clicando na imagem abaixo:

https://goo.gl/photos/vBaX4CHqjf6s7bWCA
 Clique no figura acima para acessar o álbum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...