quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Meu nome é Cambraia e tenho 15 filhos

Não. O título desta postagem não é o nome de um filme. É a real visão de uma "figura" que aos seus 80 anos trabalha como artesão fazendo e consertando redes de pesca. E o mais curioso... com saúde invejável.

Foto: Artesão 01 - by Lucas Filho
Sempre quando passava pela av. Perimetral, próximo ao CUCA do Mondubim, eu olhava para aquele senhor ali, sentado em sua cadeira rodeado de redes de pesca. Um dia, tive tempo de parar e perguntar se ele se incomodava que eu fizesse algumas fotos dele. E com uma expressão bem serena, concordou com as fotos e começamos a conversar um pouco.


Uma história de vida

Admiro as pessoas com mais idade. Tem muitas histórias para contar e cada uma mais interessante que a outra. E com o senhor Cambraia não foi diferente. Me limitei a poucas perguntas, pois não queria atrapalhá-lo e vendo-o tecer aquela rede pude observar a sua experiência, afinal de contas já se foram 30 anos de profissão.

Foto: Artesão 02 - by Lucas Filho

Uma família grande

15 filhos. Esta é a descendência mais direta do senhor Cambraia, sendo que o mais novo tem apenas 20 anos. E toda esta família foi "criada" pelos frutos do seu trabalho. Mostrando que trabalho honesto tem sim seus bons frutos.

Foto: Artesão 03 - by Lucas Filho
Foto: Artesão 04 - by Lucas Filho

Seria o senhor Cambraia um modelo?

Depois que fiz estas fotos - diga-se de passagem há muito tempo, em uma visita ao CUCA acabei reconhecendo o senhor Cambraia em uma das fotos de uma exposição sobre o bairro, agora só falta ele aparecer na TV. Então, ele tem ou não tem estilo?

Foto: Artesão 05 - by Lucas Filho

Foto: Artesão 06 - by Lucas Filho

Foto: Artesão 07 - by Lucas Filho

Foto: Artesão 08 - by Lucas Filho

Dica fotográfica

Já deve ter notado que as dicas que eu coloco em nossas postagens não está muito relacionado a equipamentos. A compreensão das técnicas fotográficas podem ser aprendidas aos montes de diversas formas. Mas as dicas mais preciosas vão além de "que câmera devo comprar."

A dica é: Faça amizade, converse com o seu modelo. Se por uma infelicidade as fotos não saírem como imaginava, o convívio com as pessoas vai ter valido apena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...