segunda-feira, 23 de novembro de 2015

De volta à sal de aula - semana 02

Mais uma semana se passou e na segunda semana do curso de fotografia da Casa Amarela da UFC, fomos por o nosso aprendizado de até então em prática e saíamos para a nossa primeira "caçada fotográfica". Convido você a vir conosco pelo Centro Cultural Dragão do Mar e Ponte dos Ingleses.

Foto: Sob as águas - by Lucas Filho

Sair para fotografar é muito bom. Sair para fotografar com um grupo de fotógrafos é melhor ainda. Além de uma certa segurança, alguns encontravam ângulos e formas que mais rápido do que um viral logo estava gravado nos cartões de quase todos os participantes.

Lembro que busquei formar um grupo de fotografia para sairmos juntos pelo estado (Ceará), mas interesses individuais, ou qualquer outra coisa nos impediram. Quem sabe a ideia torna-se realidade agora com este grupo.

Composição

Tivemos na semana passada, aulas sobre composição. Nosso "mestre" prof. Fernando, nos mostrou imagens inspiradoras e a regra dos terços. Não, a regra dos terços não é como se deve "rezar um terço", mas sim uma ferramenta onde podemos nos orientar na composição de nossas imagens. Mas embora tenhamos a palavra "regra", a mesma é uma orientação - não é uma regra.


Mas engana-se quem acredita que só existe a regra dos terços, também temos a regra dos quintos, linhas centrais, diagonais ou triângulos dourados e a aclamada espiral de Fibonacci. Sobre essas "regras" falaremos depois. O que importa agora é saber que a composição é como você reuni os elementos que formam a sua imagem registrando-a em uma fotografia.

Foto: Abelha - by Lucas Filho

Foto: A garota de cabelo ruivos - by Lucas Filho

Foto: Vamos! - by Lucas Filho

Um presente

Sabe quando você sai com a sua câmera e se depara com algo lindo, ou melhor uma lindinha! Já na Ponte do Ingleses, uma família estava com a sua filha - Rebeca, e nos autorizou a fazer fotos dela. Gente, ela - apesar da pouca idade, fazia caras e bocas. Não resisti, pedi permissão e fotografei.

Foto: Rebeca - by Lucas Filho

Foto: Família da Rebeca - by Lucas Filho
Os pais ficaram de ver aqui em nosso blog algumas fotos. Tem mais fotos dela em nosso álbum no final desta postagem.

Obs: Sabe quando escrevi d=sobre "caras e bocas" da Rebeca, olha com atenção o rostinho dela e entenda do que estou falando.

Dica fotográfica

As regras de composição são bem fáceis de seguir, mas isto não quer dizer que todas as suas fotos devem seguir estas regras. Inclusive em câmeras - e até em celulares, podemos ter a exibição destas linhas guias muitas vezes chamadas de grade.

Imagem: Tela do celular ZenFone/ Asus - by Lucas Filho

Mais fotos

Tem muito mais fotos em nosso álbum

Foto: Abelha 02 - by Lucas Filho

Foto: Hora de ir para casa - by Lucas Filho

Foto: Por do sol - by Lucas Filho

Clique na imagem abaixo para acessar o nosso álbum.

https://goo.gl/photos/kiVCc3S5bZq3Phy7A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...