sexta-feira, 13 de novembro de 2015

De volta à sala de aula - aos 40?

Sim. Depois de alguns anos como professor de informática e gestão, iniciei recentemente um novo curso. Mas desta vez, não como professor, mas como aluno do curso de Fotografia da Casa Amarela.

Foto: Eu existo - by Lucas Filho

Uma Casa Amarela?

Inaugurada em 27 de junho de 1971, a Casa Amarela Eusélio Oliveira oferece cursos nas áreas de cinema, fotografia e animação, além de formar platéias para a área de audio-visual, difundindo a memória do povo cearense. Dispõe de vasto acervo de filmes, vídeos e fotografias. Promove o Cine Ceará, terceiro maior festival de cinema do Brasil, e disponibiliza uma videoteca para estudantes, professores da Universidade e população em geral. Sendo um equipamento vinculado à UFC - Universidade Federal do Ceará.

Fonte e maiores informações: http://www.ufc.br/cultura-e-arte/equipamentos-culturais/2047-casa-amarela-euselio-oliveira

Para quem gosta de arte

Achei super interessante a fala do professor - Fernando Jorge Silva:
Se você veio aqui para saber como ganhar dinheiro com fotografia, eu sinto muito, mas você não vai ver isso aqui, pois nem eu sei [...]
Caramba! Me arrepiei todo. Fui pisado no meu "calcanhar de Aquiles." E na semana que findou ouvindo-o falar e vendo as fotos de grandes mestres da fotografia a minha cabeça deu um nó. Será que estou entrando numa nova fase da fotografia em minha vida? O despertar do lado mais: Fotografia como arte e não como biscoito? Mas peraí, ainda tem muita coisa até o final.

Por isso, vou postar aqui - se Deus assim permitir, toda semana, o que aconteceu no curso. Os temas estudados e as fotos realizadas. Os acertos e os erros e deixar registrado os momentos fotográficos que virão. Convido você leitor do meu blog, a acompanhar esta trajetória de aproximadamente 04 semanas de curso.

Foto: Beleza natural - by Lucas Filho

Profundidade de campo

A profundidade de campo - em resumo, diz respeito a área de sua foto que fica nítida. Sabe aquelas fotos "profissionais" que a pessoa está a frente da foto bem focada (nítida) e o fundo da imagem borrada (desfocada)? Pois bem é isso. Em casa, fiz alguns exercícios com alguns bonecos do meu filho.

Foto: Estudos Profundidade de Campo - by Lucas Filho

Na imagem acima, a primeira foto teve o foco no primeiro boneco. Perceba que os demais ficaram desfocados. Assim, na segunda o foco no segundo e a terceira o foco no terceiro.

No caso da quarta foto, o foco foi feito no segundo boneco. Entretanto, ao modificarmos a abertura do diafragma - que controla a entrada de luz na câmera, o foco cobriu uma área maior, ficando a frente e atrás de onde estava o foco. Clique na imagem para ampliar.


Obs: Estou sendo bem criterioso com o ensino neste curso. Poderia ter aumentado o ISO (que regula a sensibilidade do sensor da câmera - aquele que recebe a luz/ imagem), o que me faria chegar ao resultado final mais rapidamente, mas, como não foi visto em aula, então resolvi trabalhar com apenas duas variáveis que ajuda na Profundidade de Campo:
  • Abertura do Diafragma: Controla a quantidade de luz que chegará ao sensor da câmera;
  • Velocidade do obturador: Controla o tempo que o sensor estará exposto a luz - que passa pelo diafragma.
Em resumo, quanto menor a abertura do diafragma, menos luz entrará na sua câmera então maior será a profundidade de campo. E o contrário é válido: Quanto maior a abertura do diafragma, mais luz entrará na sua câmera então menor será a profundidade de campo.

Panning

O efeito de panning é o ato de deixar um objeto que está em movimento congelado e o fundo da imagem borrada dando a ideia de movimento. Podemos obter este efeito usando uma velocidade baixa (30seg a 45seg); diafragma fechado (dependendo do ISO usado).

Já usei um exemplo desse na postagem: Eu fui e voltei: Engenhoca. Lembra?

Foto: Tirolesa - by Lucas Filho

Mas no curso foi interessante pois fomos para a frente da Casa Amarela. A reação das pessoas vendo um monte de fotógrafos foi bem engraçado. Vi pessoas parando de um lado da rua e atravessando para o outro lado e quando chegava lá advinha, tinham mais fotógrafos. Já algumas pessoas acenavam para as câmeras, foi divertido.

Foto: Panning - by Lucs Filho

Detalhes

Depois de um tempo fotografando carros e motos passando pela Av. da Universidade, o nosso professor nos convidou para fotografarmos algo que ele ainda não tinha visto na Casa Amarela em todo o tempo que ele é professor de lá - muitos pensaram em fazer um self : )

Então na minha busca, registrei alguns detalhes. Vejam algumas fotos e eu comento depois.

Foto: Sobre carta de Espada do baralho - by Lucas Filho
Foto: Flores - by Lucas Filho


Esta última foto (mais abaixo) foi a mais "curiosa" que fiz nesta caça ao detalhe. No jardim da Casa Amarela, há um busto de Eusélio Oliveira, fundador do cinema de arte universitário (1971-1991). Pensei em fazer a foto do busto por inteiro, mas algo me chamou a atenção para a boca, foi quando eu notei... bem, veja você mesmo.

Foto: Sorria - by Lucas Filho

Mais fotos

Mais fotos podem ser vistas no álbum. Para acessar, clique na imagem abaixo e até a próxima semana.

https://goo.gl/photos/kiVCc3S5bZq3Phy7A

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu blog.
    Lendo essa postagem me fez relembrar e voltar para os momentos de nossa prazerosa aula, citações importante do professor que já tinha esquecido como detalhes que passou despedindo , como a foto do busto Eusélio Oliveira.
    Parabéns

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com