domingo, 24 de maio de 2015

Retrato: Arte surreal!

Há algum tempo atrás as famílias tinham um ritual. Todos se reuniam com as suas melhores roupas, os homens de terno e barba feita. As mulheres com suas joias sentada em uma exuberante cadeira. Todos prontos?... olha o passarinho! Mas e hoje, como são os retratos?

Foto: Lázaro em quadro - by Lucas Filho

 

O retrato de hoje

A imagem acima parece enigmática a primeira vista. Um misto de pintura "da figura". Mas este estilo fotográfico vem aparecendo como um novo estilo fotográfico para retratos.

O retrato contemporâneo visa sair do enquadramento formal e buscar novos ângulos e ambientes para resumir em uma imagem a personalidade do fotografado. Cabe a nós fotógrafos, usar de nossa criatividade na busca deste retrato único, afinal, a pessoa retratada é única.


Retrato com celular

A imagem acima partiu de uma fotografia feita com um celular Zenfone 5 (Asus). A vantagem na hora de fazer a foto, foi o modo pouca luz, que garantiu uma luminosidade sem a necessidade de usar flash. Mas como assim retratar alguém usando um celular? É meus amigos, nem sempre a câmera estará disponível e teremos que nos virar para não perder o momento.

Desde que o Lázaro Fábio (o retratado) me falou que vinha ao Ceará, comentei com ele que iríamos fazer umas fotos. Mas as idas e vindas de um e outro só nos deixou poucas horas para fazer o retrato e neste momento só tinha o celular disponível.

Uma moldura, um tema, um retrato

Estávamos conversando e ele me disse que havia encontrado uma moldura grande jogada no lixo da casa de uma amigo. E ele, como artista plástico, não pensou duas vezes em serrar a moldura e levar para casa. Sim serrar, para ver se daria para levar na sua viagem de volta - de avião.

Quando olhei para a moldura encostada na parede disse: "Vamos fazer o seu retrato você segurando a moldura". E como artista ele topou na hora.

Os efeitos

Quando abri a foto no micro passei a usar o Gimp (programa de edição fotográfica) para transformar a foto em algo que fosse único para ele. E como não poderia deixar de ser, a transformação da fotografia em pintura digital foi quase natural. Quase porque um dos efeitos aplicados, foi meio sem querer - mas deu certo.

A imagem final, a arte digital em si, casou muito bem com a personalidade e atuação do retratado (desenhista da marinha e artista plástico).

Fotografia tem haver com benção

Não ter feito a fotografia em outra data; Ter uma moldura para compor a imagem e ter "esbarrado" em um filtro no Gimp, não foi coincidência. Para mim - eu acredito seriamente nisso, foi o toque de Deus em meu trabalho. Sempre peço a Deus para me ajudar a fotografar e embora alguém possa não gostar do resultado, eu gostei e muito - e espero que o Lázaro também.

Portanto, quando for fazer retratos, saia do convencional, encontre objetos e deixe as suas fotografias únicas. Ah e não esqueça de orar : )

Foto: Retratos - by Lucas Filho
E não esqueça: Se desejar fazer retratos seus ou de sua família de uma forma tradicional ou inovadora, entre em contato conosco: 85 - 8719 3787.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...