quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Eu Fui: Pernambuco - parte IV

Uma coisa que me chamou muito a atenção em Pernambuco foi o artesanato. A criatividade é latente em peças de argila, madeira, pedra e outro materiais. E do ímã de geladeira - adoro!, até a "costureira" em tamanho natural, o artesão Pernambucano está de parabéns.

Foto: A costureira e o gato - by Lucas Filho
 A imagem acima comprova o que escrevi a pouco. Veja a riqueza de detalhes desta peça. E este gato deu o clima. Mas pergunto: Este gato é de verdade ou faz parte da escultura?

Lá vem o Chaves, Chaves, Chaves...

E quem pensa que as peças da Central de Artesanato sempre são as mesmas de anos e anos - figuras regionais. Encontramos peças bem atuais como a turma do Chaves.

Foto: Turma do Chaves - by Lucas Filho


Ui!

E no meio de muitas, mas muitas peças, esta "figura" me chamou a atenção. Não fotografei a peça por inteiro pois a achei muito vulgar. Esta é uma espécie de garrafa para cachaça e é entre as suas pernas é que saia a cachaça. Sem mais comentários.

Foto: Ui! - by Lucas Filho

A cultura em artesanato

Encontramos ainda, peças representativas da cultura pernambucana, o famoso frevo e os "nordestinos" fazem parte das opções.

Foto: Trio nordestino - by Lucas Filho

Foto: Frevo - by Lucas Filho

Foto: Lampião e Maria Bonita - by Lucas Filho

A fonte

A imagem abaixo mostra uma fonte onde judeus eram batizados há anos atrás e agora preservada dentro da Central de Artesanato.

Foto: Fonte batismo de judeus - by Lucas Filho

Dica fotográfica

A dica desta postagem tem haver com observação. Dentro das lojas tem muitas peças. E tendo tempo podemos ver tudo. Mas não foi o caso. Então ser prático ao fotografar é crucial. Dar uma geral no local e estudando que peças vai fotografar é muito interessante nesta hora. A imagem abaixo eu a vi quando entrei em uma das lojas e quis fotografar logo. Mas, a deixei para um pouco depois antes de sair da central.

Foto: Jesus Cristo - by Lucas Filho


Acesse o nosso álbum

Temos mais fotos em nosso álbum. Aproveite também e leia as outras partes desta deliciosa visita a Pernambuco.

https://goo.gl/photos/aUUpLzvh82brWcpTA
Clique na imagem para acessar o álbum.


E o gato?... Bem, ele era de verdade : )

Foto: A costureira e o gato de verdade - by Lucas Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...