sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Eu Fui: Protesto contra Dilma

É um assunto meio complicado este pois muitos podem achar que eu quero matar alguém. Mas fui para a manifestação para fotografar "se sentindo" um jornalista que teve a missão de documentar o protesto contra Dilma no último dia 16 aqui em Fortaleza, Ceará. E ao contrário do que muitos que ficaram em casa "vendo a banda passar", fui e aprendi muito. Mas o que um protesto pode trazer de bom para os nosso ensino de fotografia? Adianto uma coisa: cuidado com a roupa que você veste.


Foto: Protesto fora Dilma 01 - by Lucas Filho
Fiquei indeciso sobre que foto mostrar primeiro, mas acredito que a que inicia esta postagem caiu bem ao tema. "Os caras pintadas" marcaram a minha vida há alguns anos atrás quando fomos as ruas protestar contra o ex-presidente Fernando Collor de Melo - sim este mesmo que hoje é senador o brasileiro não tem memória mas vaga lembrança. Então decidi começar com ela.

Um momento mágico

O Hino Nacional Brasileiro sempre me emocionou, mas desta vez focado em registrar o evento, dediquei-me a fotografar, fotografar e fotografar. Muitas vezes, basta você mudar um pouco para o lado e perceber algo que merece ser fotografado.

Foto: Depois do hino - by Lucas Filho
Bandeiras ao alto, lágrimas e aplausos após a execução do Hino Nacional Brasileiro. Foi bem legal ver o povo - que não estava ali pelo futebol, se reunir de verde e amarelo levando a Bandeira do Brasil.


Para todos os públicos

Não estou aqui advogando a favor de "a" ou "b". Mas algo me chamou a atenção neste protesto. A diversidade de idades. Tínhamos, bebês, crianças, jovens, adultos, senhores e senhoras espalhados pela praça Portugal (tema de uma postagem recentemente aqui). Mas o que mais me chamou a atenção nesta diversidade, foi quando um dos organizadores do evento perguntou onde estava a "burguesia" da Parangaba e do Antonio Bezerra (Bairros da periferia de Fortaleza-CE). O público presente se manifestou acintosamente mostrando que ali estavam pessoas de diversas classe sociais - inclusive eu : ) que não sou "burguês".

Foto: Protesto fora Dilma 02 - by Lucas Filho

Foto: Protesto fora Dilma 03 - by Lucas Filho

Foto: Protesto fora Dilma 04 - by Lucas Filho

Foto: Olha a foto "seu polícia" - by Lucas Filho

O sacrifício

Sei que nestes eventos muitos vão no sacrifício. O que dizer então de ir para uma muvuca destas de cadeiras de rodas? Aos gritos de: "Intervenção constitucional já..." o simpático senhor descia a av. Des. Moreira junto aos demais.

Foto: No sacrifício - by Lucas Filho
Ah, e se pensa que era um caso isolado, observe a imagem abaixo e note que a senhor está sendo medicada com oxigênio - e um apito na boca. E você ficou em casa fazendo o que?

Foto: Mais do que sacrifício - by Lucas Filho

Sobre a multidão

Não sei quantas pessoas participaram do protesto, mas eram muitos. Dizem que foram 50.000 já outros 15.000 - não vi ninguém contando não rs... Veja as fotos e tome a sua decisão.

Foto: Protesto fora Dilma 05 - by Lucas Filho

Foto: Protesto fora Dilma 06 - by Lucas Filho

Foto: Protesto fora Dilma 07 - by Lucas Filho

Fatos curiosos

Já imaginou chegar para a sua família e dizer: Vamos para a praça protestar! Pois é, muitas famílias fizeram isto.

Foto: Protesto fora Dilma 08 - by Lucas Filho

Foto: Protesto fora Dilma 09 - by Lucas Filho

Foto: Protesto fora Dilma 10 - by Lucas Filho
E o que você faria se o seu cachorrinho fizesse sujeira na praça? Bem não sei quanto a você, mas este casal tratou logo de limpar o lugar.

Foto: Cidadania - by Lucas Filho


Dica fotográfica

Saiba que roupa usar quando sair para fotografar - principalmente em um protesto. Quando eu sai de casa, usei uma calça jeans e uma blusa azul. Pensei comigo mesmo: "Se eu for de vermelho, esta cor não vai me cair bem." Seria como você ir torcer para o grêmio em um "grenal" usando uma camisa vermelha e assistir da arquibancada. Espero que o seu seguro esteja em dia se decidir fazer isto. Não acredito que iria acontecer algo deste tipo, mas se precaver de detalhes pode fazer você só se preocupar em fotografar.

Outra coisa, você reparou algo diferente nas cores das fotografias desta postagem? Pois bem, usei um efeito de HDR.
"High Dynamic Range (HDR, ou Grande Alcance Dinâmico, em português) são métodos utilizados em fotografia, computação gráfica ou processamento de imagens em geral, para alargar o alcance dinâmico (o trecho entre o valor mais escuro e o mais claro de uma imagem)." Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/High_dynamic_range 
Por isso, em algumas fotos algumas cores aparentam ser surreais. O que achou?

Foto: Protesto fora Dilma 11 - by Lucas Filho

Acesse o nosso álbum e veja as demais fotos. Neste caso, basta clicar na imagem abaixo:

https://goo.gl/photos/NE2NLpdtYSPWdWsYA


Aviso

Também fui ao centro cobrir a manifestação Fica Dilma. Postarei as fotos depois para que os meus "companheiros" petistas não fiquem com raiva de mim ; )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...