segunda-feira, 23 de novembro de 2015

De volta à sal de aula - semana 02

Mais uma semana se passou e na segunda semana do curso de fotografia da Casa Amarela da UFC, fomos por o nosso aprendizado de até então em prática e saíamos para a nossa primeira "caçada fotográfica". Convido você a vir conosco pelo Centro Cultural Dragão do Mar e Ponte dos Ingleses.

Foto: Sob as águas - by Lucas Filho

Sair para fotografar é muito bom. Sair para fotografar com um grupo de fotógrafos é melhor ainda. Além de uma certa segurança, alguns encontravam ângulos e formas que mais rápido do que um viral logo estava gravado nos cartões de quase todos os participantes.

Lembro que busquei formar um grupo de fotografia para sairmos juntos pelo estado (Ceará), mas interesses individuais, ou qualquer outra coisa nos impediram. Quem sabe a ideia torna-se realidade agora com este grupo.

Composição

Tivemos na semana passada, aulas sobre composição. Nosso "mestre" prof. Fernando, nos mostrou imagens inspiradoras e a regra dos terços. Não, a regra dos terços não é como se deve "rezar um terço", mas sim uma ferramenta onde podemos nos orientar na composição de nossas imagens. Mas embora tenhamos a palavra "regra", a mesma é uma orientação - não é uma regra.

domingo, 22 de novembro de 2015

PhotoPet

Para os amantes de animais, a 40Photos traz uma super promoção de final de ano. Até o dia 31 de janeiro de 2016 nós iremos retratar o seu bichinho amado e proporcionar a toda a família o registro de momentos únicos com aqueles que só nos traz tantas alegrias.



sexta-feira, 13 de novembro de 2015

De volta à sala de aula - aos 40?

Sim. Depois de alguns anos como professor de informática e gestão, iniciei recentemente um novo curso. Mas desta vez, não como professor, mas como aluno do curso de Fotografia da Casa Amarela.

Foto: Eu existo - by Lucas Filho

Uma Casa Amarela?

Inaugurada em 27 de junho de 1971, a Casa Amarela Eusélio Oliveira oferece cursos nas áreas de cinema, fotografia e animação, além de formar platéias para a área de audio-visual, difundindo a memória do povo cearense. Dispõe de vasto acervo de filmes, vídeos e fotografias. Promove o Cine Ceará, terceiro maior festival de cinema do Brasil, e disponibiliza uma videoteca para estudantes, professores da Universidade e população em geral. Sendo um equipamento vinculado à UFC - Universidade Federal do Ceará.

Fonte e maiores informações: http://www.ufc.br/cultura-e-arte/equipamentos-culturais/2047-casa-amarela-euselio-oliveira

Para quem gosta de arte

Achei super interessante a fala do professor - Fernando Jorge Silva:
Se você veio aqui para saber como ganhar dinheiro com fotografia, eu sinto muito, mas você não vai ver isso aqui, pois nem eu sei [...]
Caramba! Me arrepiei todo. Fui pisado no meu "calcanhar de Aquiles." E na semana que findou ouvindo-o falar e vendo as fotos de grandes mestres da fotografia a minha cabeça deu um nó. Será que estou entrando numa nova fase da fotografia em minha vida? O despertar do lado mais: Fotografia como arte e não como biscoito? Mas peraí, ainda tem muita coisa até o final.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O fantástico restaurante

Este vídeo mostra a diferença de ter os seus melhores momentos registrados com uma câmera fotográfica profissional e não com um celular. Em seus eventos mais importantes, não economize naquilo que mais importa na vida: momentos únicos.



Fonte: Canon Oficial

Encontro Fotográfico - Tema: O Havaí é aqui !

Que tal um workshop com modelos profissionais só esperando você ir lá e clicar?Seria ótimo? E se além disse fosse em um lugar paradisíaco? E ainda tivesse a direção de Vanilson Coimbra? Curtiu? Esse é o lema do Encontro Fotográfico O Havaí é aqui: "nós montamos a cena para você fotografar."


Saiba mais aqui: http://shoot.mercadoshops.com.br/havai-55394366xJM

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Eu Fui: IPark - e já foram duas vezes

Gosto de parques ecológicos. Embora não tenha - ainda, me aventurado nos brinquedos radicais, gosto do contato com a natureza e do clima de aventura. Recentemente escrevi sobre o Engenhoca (1, 2 e 3 passeios e do presente que recebi de lá (o convite para fotografar e uma bolsa nova). Mas dessa vez eu fui para o IPark. Mas as fotos que vou mostrar aqui são mais voltadas para você fotógrafo e também informações de como você poderá fotografar por lá. E diga-se de passagem, o lugar é lindo.

Foto IPark 01 - by Lucas Filho

O IPark

Ir ao encontro da natureza e encontrar lazer, diversão e aventura nos 173 hectares do iPark Complexo Turístico, é um convite aos visitantes que desejam se aventurar nas mais de 30 atividades de lazer ao ar livre.

As atrações do iPark estão distribuídas em três campos: o Campo de Lazer, o Campo Tático e o Campo de Aventura. Em cada um deles, há atividades e jogos para todas as idades, desde as mais lúdicas, como passeios de pedalinho no lago, até as mais radicais, como as tirolesas secas e molhadas, com alturas que variam de 200m a 260m. Tudo sob a supervisão de uma equipe de monitores treinados de acordo com o Sistema de Gestão e Segurança (SGS), garantindo tranquilidade, segurança e qualidade dos serviços aos seus visitantes. Fonte: https://www.facebook.com/iParkOficial

Foto IPark 02 - by Lucas Filho

Foto IPark 03 - by Lucas Filho

Foto IPark 04 - by Lucas Filho

Foto IPark 05 - by Lucas Filho

Sobre fotografia

No final desta postagem tem um link para outro álbum do IPark quando eu ainda não tinha o blog 40Photos. As fotos a seguir é de uma parte do parque que poucos se interessam em ver, e aí está o legal da coisa.

Foto IPark 06 - by Lucas Filho

Foto IPark 07 - by Lucas Filho

Foto IPark 08 - by Lucas Filho

Taxa, mas que taxa?

É comum quando vamos fotografar em um estabelecimento particular, termos que pagar uma taxa de fotógrafos (urgh!). Mas para a minha grata surpresa no IPark não pagamos taxas para fotografar book, noivas e afins. Muito pelo contrário - vejam que legal: O fotógrafo e seu assistente ganham cortesias. Isso mesmo, não pagam e ainda ganham a entrada!

Estas cortesias (duas) são intransferíveis, ou seja, não podemos repassar para os nossos clientes como "um agrado". Mas podemos abater dos nossos custos o valor de duas entradas - isso é massa!

Foto IPark 09 - by Lucas Filho

Muito verde e uma luz sensacional

O horário do funcionamento do IPark é de 09 às 17hrs. Então só podemos aproveitar melhor a luz do por do sol. E a maioria das fotos que ilustram esta postagem foram feitas quando o parque estava fechando.

Foto IPark 10 - by Lucas Filho

Foto IPark 11 - by Lucas Filho

Foto IPark 12 - by Lucas Filho

Na estrada

E ao sairmos de lá, nos deparamos com as imagens a seguir. Sim, até o caminho para o IPark é lindo!

Foto IPark 13 - by Lucas Filho

Foto IPark 14 - by Lucas Filho

Foto IPark 15 - by Lucas Filho

Quer fotografar no IPark?

Bem, vou resumir o que obtive do pessoal do IPark caso você queria fotografar por lá:

Entrada
O fotógrafo recebe duas cortesias intransferíveis. Os outros membros da produção e/ ou clientes são pagantes.
Dica: Ei... leia baixinho... no stand do IPark no shopping Benfica por exemplo, os ingressos tem desconto... mas não espalha não tá - embora eu esteja encaminhando o link desta postagem para o pessoal de lá : )

Dias e horários
Os dias para se fotografar são de quartas às sextas. De 09 às 17hrs.

Será cobrada uma taxa quando...
Se pretende fazer fotos publicitárias, então você deverá especificar isto no e-mail e obter ou não a permissão. Que neste caso, deverá haver uma taxa que será informada posteriormente.

Reservas para fotografar
Se deseja fotografar no IPark, você entrar em contato para reservar:
Dayse Morais - Setor de Reservas. Tel (85) 3341.0407
reservas@ipark.tur.br


Um sonho que não pode ser realizado... será?

Quando eu estava saindo do IPark, me deu uma vontade enorme de voltar lá para fotografar. Mas não mostrando as atrações que o mesmo oferece. Não, tenho vontade de fotografar o por do sol, uma noite estrelada e o nascer do sol de dentro do parque. Eu até solicitei isto, mas tive o meu pedido negado. Que pena, acho que dariam fotos incríveis. Bom, quem sabe um dia eu crio uma campanha no FaceBook: IPark deixe o Lucas fotografar! Aí eu e mais alguém corajoso (rs...) passaríamos a noite lá fotografando. Se há vida, há esperança. Quem sabe um dia.


Mais fotos

Já sabe né, quer ver mais fotos? Clique nos links da primeira e última visita ao IPark.

Primeira visita
https://goo.gl/photos/s2L3aLvuDFdzKU2t7

Foto: E aí, vai encarar - by Lucas Filho


Segunda visita - a dessa postagem
https://goo.gl/photos/moodA1LMPoHqt1A26

Foto: Contra luz - by Lucas Filho

Night Painting é para os fracos

O estilo de fotografia night painting é literal a sua tradução: pintar a noite. Vemos muito dessa técnica em fotografias de casamento e em até fotos publicitárias. Mas, olhando para as foto do fotógrafo de nossa nova postagem, temos que recolher o nosso conhecimento sobre está técnica e ficar admirando o mestre. Não concorda com a minha afirmativa, que tal uma olhadinha em alguma de suas fotos?

Foto: Renan Cepeda 01

Renan Cepeda

Carioca praticante, de família portuguesa, é formado em Mecânica Industrial pelo CEFET-RJ. Começou a fotografar em preto e branco com 11 anos de idade, influenciado por seu pai, um fotógrafo amador. Escolado na experiência do fotojornalismo no Jornal do Brasil dos anos 1980, colaborou também para as maiores publicações do país, e foi correspondente da agência francesa SIPA-Presse no Rio. Dedicando-se hoje integralmente à fotografia de arte, Renan Cepeda é reconhecido pelas pesquisas sobre técnicas fotográficas incomuns, como a fotografia infravermelha e o light painting. Em 2010 fundou o Ateliê Oriente com os fotógrafos Kitty Paranaguá e Thiago Barros, seu local de trabalho no bairro de Santa Teresa, onde promovem exposições, palestras e oficinas.

Pouco texto e muitas imagens por favor

Gente, não adianta encher está postagem com texto. Lhes convido para apreciar cada fotografia abaixo.

Foto: Renan Cepeda 02

Foto: Renan Cepeda 03

Foto: Renan Cepeda 04

Foto: Renan Cepeda 05

Foto: Renan Cepeda 06

Foto: Renan Cepeda 07

Espera aí! Gente, e as fotos em infravermelho?

Já estava finalizando esta postagem quando me deparei com os trabalhos em infravermelho e assim como fiquei admirado, não poderia deixar de mostrar um pouco para vocês.

Foto: Renan Cepeda 08

Foto: Renan Cepeda 08

E tem mais

Eu poderia ficar aqui copiando todo o portfólio de Renan Cepeda, mas vou fazer melhor. Aqui está o link de sua página e inspire-se. Agora eu vou jantar e depois ver se consigo algo que pelo menos possa levar o nome de Night Painting.

http://renancepeda.com/

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Foto Música

Para você músico! Se você é cantor ou tem uma banda, nós estamos com uma promoção especial. Podemos produzir e fotografar a foto de capa do seu trabalho em CD. Esta produção é sem custos. Veja as regras da promoção.

Foto: Músico para capa do CD - by Lucas Filho (arte)

Sobe o som!

Depois de muitas noites pensando em como ajudar grupos de outras pessoas, acabamos elaborando muitas promoções exclusivas e apaixonantes. A primeira delas é a Foto Música, onde iremos produzir a capa do CD de seu trabalho musical de forma gratuita!

Para isto, acesse a nossa mais nova página Promoções ou acesse direto o nosso micro blog interativo que irá conter todas as nossas incríveis promoções.

Acesse: http://40photospromocoes.blogspot.com.br/?view=sidebar

3º Festival de Cães de 2015 do KCEC

Os amantes dos "caninos" estão ansiosos pelo 3º Festival de Cães de 2015 do KCEC. Este evento aponta como o maior da categoria no nosso estado - Ceará.


Segundo os organizadores: "um excelente espaço, climatizado, para garantir conforto e segurança durante o evento!" Espera-se um público record nos dois dias do evento.

Ah, se quiser levar o seu "amigão ou amiguinho", pede-se apenas que ele seja dócil para com outros cães e o público em geral.

E se desejar expor o seu cão, entre em contato com a organização do evento e verifique o valor da inscrição. Fique atento que o evento é gratuito para o público visitante e não para aqueles que irão competir com os seus caninos.

E como era de se esperar, nós da 40Photos estaremos por lá fotografando muito e distribuindo o nosso material informativo sobre o nosso trabalho de FotoPet.

Informações

3º Festival de Cães de 2015 do KCEC
Data: 21 e 22 de novembro de 2015
Local: Siara Hall: Av. Washington Soares, 3199 - Edson Queiroz, Fortaleza - CE.
Entrada: Gratuita para o público visitante.
Informações: https://www.facebook.com/kennelclubedoceara

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...