quarta-feira, 3 de junho de 2015

Estudos de fotografia: O soldador

Recentemente coloquei uma foto de um banner mostrando um soldador. O legal na imagem era o maçarico passando pelo rasgo que havia no banner. Esta foto teve uma boa repercussão aqui no Brasil e também no site Olhares.com (Portugal).

Imagem: Reprodução
E desta vez, decidi fotografar um amigo do trabalho em seu espaço - a oficina de solda.

Foto: O soldador 01 - by Lucas Filho

É interessante saber que existem diferentes tipos de solda e a troca destas faziam efeitos e cores surgirem no visor da câmera.

Divide as fotos em três grupos de ajustes

Modo manual
  • Abertura: 5.0
  • Velocidade: 1/80s
  • ISO: 400

Foto: O soldador 02 - by Lucas Filho

Já outras eu fiz em dois modos criativos que a câmera que usei para este trabalho dispõe. Neste caso usei uma Fuji S8200.

Tela cruzada

Foto: O soldador 03 - by Lucas Filho

 

Pop (explosão de cor)

Foto: O soldador 04 - by Lucas Filho

Efeitos especiais com o Gimp

É gratificante quando você faz uma foto e quando ativa o recurso de ajuste automático de um programa de retoque (Gimp, Photoshop, etc), a imagem aparenta não ser alterada. Isto significa que a imagem ficou bem iluminada. Mas nem sempre desejamos isto, queremos escurecer ou clarear a foto como um todo ou partes da imagem. E neste caso, temos a criatividade a nosso favor.

A foto a esquerda é a original. A direita foi retocada usando o Gimp.

Para ver mais fotos clique na imagem abaixo:

Clique na imagem para acessar o álbum

Curioso... o meu modelo soldador o prof. Roseno, foi meu amigo de infância, estudando na mesma escola que eu. Não nos víamos há muitos anos e acabamos nos reencontrando no trabalho. Coisas da vida. Que Deus lhe abençoe meu irmão e obrigado por confiar no meu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...