sexta-feira, 26 de junho de 2015

Exposição Vaqueiros

Uma exposição onde tudo foi muito bem pensado. Esta é a minha visão da exposição Vaqueiros que fica no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. As luzes em perfeita harmonia com as peças cria um clima hora nostálgico, hora surpreendente. E aproveitar esta luz é um desafio.

Foto: A queda do boi - by Lucas Filho

A foto acima é apenas uma das muitas peças da exposição. E se você nunca foi se encantar com o local, aconselho a ir com tempo, pois são muitas peças que temos que ver em detalhes para entrar na atmosfera do local.


Pequenas, médias e grandes

De peças bem pequenas à carroças, a exposição Vaqueiros também oferece instalações como uma casa em tamanho real - sim dá para morar lá, que encanta pela riqueza de detalhes recheado de objetos típicos de uma casa do sertão.


Foto: A casa - by Lucas Filho

Foto: Vaqueiro - by Lucas Filho

Um vidro no meio do caminho

A exposição está lá no Dragão do Mar há um bom tempo. Não sei se foi sempre assim, mas muitas das peças são protegidas por vidros, o que dificulta o uso de flash e aumenta o risco de ruído (granulações) nas fotos. Então se for fotografar, já vá em mente que terá um trabalhinho extra.

Foto: Esporas - by Lucas Filho

A dica é usar Filtro polarizador

O filtro polarizador ajuda de duas formas:
  1. Oferece cores mais vibrantes, principalmente o azul do céu;
  2. Retira um pouco do reflexo visto em águas ou vidros.
Na minha câmera eu uso um polarizador e um de proteção para a lente. Quando a situação pede, basta mover o filtro como se fizesse o foco manual em uma lente e ver o quanto podemos evitar.

Foto: Cavalo sem cabeça? - by Lucas Filho

A foto acima tem este cavalo em tamanho natural cercado em vidro. Confesso que não tenho a foto com a maior quantidade de reflexo que este vidro estava, aqui é a foto com o máximo que obtive retirando o reflexo usando o filtro. Note que na parte dianteira do cavalo, há um reflexo azul e acima deste um outro. E como se fosse no lugar da cabeça do cavalo - que está do outro lado da parede (rs...) há mais um reflexo.
Esta situação poderia ter sido sanada com a ajuda do Gimp (edição de imagens), mas deixei assim para ilustrar melhor a nossa dica.

Em nosso álbum temos muitas outras fotos. Não deixe de prestigiar os espaços que nos oferecem arte pois mesmo que você seja um fotógrafo de comida, cultura nunca é de mais.

https://goo.gl/photos/ErBidNNsrAE1dStW7
Clique na imagem para acessar o álbum

Em breve teremos fotos de mais um paraíso para você visitar. Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...